A Escola Municipal Agrícola Arnaldo Estevão de Figueiredo. em Campo Grande, está atraindo a atenção dos educadores internacionais. Na próxima semana dois grupos de professores, um do Japão e outro dos Estados Unidos, visitarão o estabelecimento de ensino para conhecerem de perto a metodologia educacional aplicada aos alunos. A instituição oferece o ensino fundamental e o ensino médio profissionalizante (formação de técnico em agropecuária) para 302 crianças e adolescentes que moram na zona rural.
Na segunda-feira (06), uma comitiva de oito professores da província de Okinawa (Japão) estará no período da manhã, das 8h às 11h, conhecendo a escola agrícola. O grupo de japoneses participará de um intercâmbio cultural e educacional entre o Brasil e o Japão.
“Queremos mostrar aos educadores japoneses nossa didática de ensino, sobretudo o modo como fazemos a intermediação entre o campo (as unidades de produção) e a sala de aula”, esclareceu Luiz Taira, diretor-adjunto da Escola Agrícola.
Já na quarta-feira (08), será a vez de diretores norte-americanos, do estado de Ohio e da cidade de Nova York, visitarem a instituição educacional no período matutino, das 8h ao meio-dia. Eles participam de um programa de intercâmbio específico para diretores de escolas norte-americanos e brasileiros.
Durante o encontro, os educadores americanos vão conhecer a didática da escola agrícola fora da sala de aula. Estão programadas aulas na reserva florestal da instituição (sobre árvores nativas do cerrado), nos setores de bovino e suinocultura, no aviário e no laboratório de biologia.