Palco de uma das etapas da terceira edição dos Jogos Radicais Urbanos neste sábado (17), a Lagoa Itatiaia deve passar por reestruturação para ganhar novas modalidades de uso pela população, sediando o ensino de práticas desportivas como o stand up paddle e a canoagem. A informação foi antecipada hoje pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), Rodrigo Terra, durante a abertura dos jogos, que acontecem em Campo Grande até o próximo fim de semana.
“Já entramos com pedido de licenciamento ambiental na Semadur (Secretaria Muncipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) para a Lagoa. Esse pedido é para que a gente possa utilizar a lagoa, obviamente com todos os cuidados ambientais, mas utilizar como mais um espaço público para a prática do lazer e do esporte, inclusive com escola de stand up paddle no corpo d'água, com escola de canoagem, fazer um investimento de reforma nela”, explicou, acrescentando que os detalhes do projeto serão anunciados oficialmente em breve.
Ainda conforme o dirigente da Funesp, a ideia de incluir a Lagoa Itatiaia entre os locais da 3 ª edição dos Jogos Radicais Urbanos é colocar esse espaço como um cenário propício para a prática do esporte e do lazer. “É mais um espaço que a prefeitura municipal coloca à disposição da cidade para que o cidadão campo-grandense possa sair da sua casa e ocupar os espaços públicos”, concluiu.
JOGOS
Campo Grande sedia hoje, amanhã e no próximo sábado (24) as provas dos Jogos Radicais Urbanos, em três modalidades esportivas: stand up paddle, mountain bike e corrida de trilha. As provas acontecem em três locais diferentes da cidade e a competição está com mais de 700 atletas inscritos.
De acordo com Rodrigo Terra, o stand up paddle abre as competições neste sábado na Lagoa Itatiaia e a prova vale como etapa do campeonato brasileiro, reunindo os maiores atletas do Brasil e do mundo. Amanhã, haverá a etapa de mountain bike no Parque do Sóter e no sábado que vem será realizada a corrida pedestre, dentro da arena do Rally dos Sertões.
Lena Guimarães é Tricampeã brasileira e conquistou o inédito ouro na final da prova de Surfe SUP (Stand Up Paddle) Race, nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 o incentivo vem da base, crianças e adolescentes principalmente. "São atitudes como essa que vão fazer o esporte crescer e chegar a quem não tem acesso a ele e que essa atitude de Campo Grande sirva de exemplo para o Brasil, porque em cidades como eu mesmo moro que a gente nem sei quanto mais água que vocês não tem um projeto como esse, e estão mostrando que quando se quer se faz e é isso que o esporte precisa, agradeço a iniciativa e com certeza vou citá-la como exemplo", disse.
*Matéria editada às 11h08 para acréscimo de informações
*Colaborou Bruna Aquino