Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

DIÁRIO OFICIAL

Prefeito sanciona lei oficializa título de Cidade Morena à Campo Grande

Capital já é conhecida pelo apelido há cerca de um século e lei é a título de homenagem
07/10/2020 13:34 - Glaucea Vaccari


Prefeito Marcos Trad (PSD) sancionou lei que confere, oficialmente, o título de Cidade Morena à Campo Grande.

Lei foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande desta quarta-feira (7).

Proposta já havia sido aprovada na Câmara Municipal e, segundo a justificativa apresentada na Casa, o objetivo é homenagear a Capital, oficializando o apelido pelo qual ela é conhecida há anos.

Conforme o texto, o solo avermelhado e o clima quente da Capital renderam o apelido de Cidade Morena.

No parecer técnico jurídico, procuradora municipal Gina Ferreira Dias da Costa afirma que a denominação Cidade Morena foi feita pelo Arcebispo Dom Francisco de Aquino Correia, nascido em Cuiabá, em 1885, que tinha costume de relacionar nomes de cidades com algo que se destacasse na natureza do município.  

O morena vem por conta da cor da terra e não da pele bronzeada pelo sol.

Foi ele também que apelidou Corumbá de Cidade Branca e Cuiabá de Cidade Verde. A Rua Dom Aquino, em Campo Grande, é em homenagem ao arcebispo.

O apelido pegou e a Capital é conhecida até hoje como Cidade Morena, mas não havia, até então, legislação neste sentido.

Com a sanção da lei, a denominação Cidade Morena para Campo Grande se torna oficial, com efeitos mais a título de homenagem.

 
 

Felpuda


Candidato a vereador caiu em desgraça, pelo menos em um dos bairros de Campo Grande, ao promover comício em ginásio de esporte, com direito a ônibus lotados e espoucar de muitos fogos de artifício.

Aí dito-cujo foi alvo de muitas críticas, tanto pela zoeira causada, como por ter mandado às favas quaisquer cuidados na prevenção da Covid-19, ao promover grande aglomeração. Irresponsabilidade é pouco, hein?!