Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TRANSPORTE COLETIVO

Consórcio recua e reativa linha de ônibus extinta, mas ainda terá que explicar mudanças

Linhas da região sudeste devem ser as próximas alteradas
10/02/2020 17:51 - Fábio Oruê


Após mudar o itinerário de dez linhas do transporte coletivo e excluir outras quatro, o Consórcio Guaicurus retrocedeu e reativou uma delas, segundo a página Ligados no Transporte, de Campo Grande. A partir de hoje (10), a linha 107 (Centro-Oeste/ Uirapuru/ Terminal Guaicurus) opera no antigo caminho - ela havia sido integrada ao 113 (Centro-Oeste/ Bálsamo/ T. Guaicurus). 

Ainda conforme a página, a linha 109 (Vespasiano Martins/ Uirapuru), que estava operando em sentido único em tempo integral, volta com o itinerário “A” e “B”. Sendo assim, nove seguem com alterações e três extintas. 

 
 

Todas as linhas atendem a região sul da Capital e, como noticiado pelo Correio do Estado, os ônibus que passam pela área sudoeste da cidade serão os próximos a passar por alteração, informou Nelson Asato, um dos diretores do Consórcio Guaicurus, que administra o sistema de transporte coletivo municipal. Os ônibus que abastecem os terminais Bandeirantes e Aero Rancho, passarão por alterações semelhantes às que as alimentadoras dos terminais Morenão e Guaicurus foram submetidas na semana passada.  

Apesar do recuo com as linhas citadas, o consórcio ainda precisará se explicar quanto às mudanças feitas. A técnica responsável pela pesquisa Origem e Destino, que fundamentou as alterações, foi convidada pela Câmara Municipal para fazer uma explicação sobre o tema, na sessão de amanhã (11) na tribuna. 

PESQUISA 

As alterações, segundo a Prefeitura do município, são para reduzir tempo de espera e o número de transbordo com ligações diretas do bairro ao centro e também aumentar oferta de viagens. 

O Executivo Municipal, em parceria com o consórcio, promoveu entre os meses de novembro e dezembro uma pesquisa de Origem e Destino com mais de 62 mil pessoas para otimizar o tempo de viagem dos passageiros e aumentar a frequência de ônibus.

As entrevistas consistiram na contagem de embarques e desembarques no interior de todos os terminais e ao longo dos itinerários das linhas troncais e alimentadoras. Realizou-se também a mesma pesquisa com os clientes embarcados e desembarcados utilizando-se de senhas para identificação da coordenada geográfica embarque/ desembarque definindo a origem e o destino, com aparelho GPS.

 
 
 

LINHAS ALTERADAS

075 – Guaicurus/ Terminal Gal. Osório via Term. Hércules Maymone – passa a operar direto pela Rua Ceará, de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, não integrando no Term. Morenão;

089 – Guaicurus Expresso – mantém itinerário com operação compartilhada com as novas linhas 114 e 116;

105 – Paulo Coelho Machado – passa a operar em sentido único, de segunda a domingo, em tempo integral;

108 – Los Angeles / Guaicurus – passa a operar de segunda a sexta após às 19h00, sábados após às 14h00, domingos e feriados em tempo integral;

114 – Paulo Coelho Machado / Centro via Term. Guaicurus – vai operar de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, e a partir do Term. Guaicurus tem o mesmo itinerário Expresso da linha 089;

116 – Los Angeles/ Centro via Term. Guaicurus – vai operar de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, e a partir do Term. Guaicurus tem o mesmo itinerário Expresso da linha 089;

117 – Ramez Tebet/ Cohab – incorporou a linha 106 e opera todos os dias em tempo integral;

141 – Paulo Coelho Machado / Term. Guaicurus via Rua Catiguá – vai operar de segunda à sexta após as 19h00, sábados após às 14h00, domingos e feriados em tempo integral;

518 – Vivendas do Parque / Term. Hércules Maymone – incorporou parte do itinerário da linha 075 todos os dias em tempo integral.

LINHAS EXTINTAS

077 – Bandeirantes/ Shopping Campo Grande - Expresso - Será incorporada pela linha 070;

088 – Guaicurus/ Shopping Campo Grande - Será incorporada pela linha 061;

106 – Universitária II - Será incorporada pela linha 117.

 

Felpuda


Embora embalada por vários “ex”, pré-candidatura a prefeito de esforçada figura não deslancha. É claro que ninguém ousa falar em voz alta que o apoio, em vez de alavancar os índices com o eleitorado, está é puxando para baixo. Uns dizem que o título do filme “Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado” retrata bem a situação. Outros complementam: “... na primavera, no outono, no inverno...”. Como diria vovó: “Aqui você planta, aqui você colhe!”.