Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

IDOSOS

Semana Estadual da pessoa idosa: live abordará como aliviar os efeitos da pandemia na vida das pessoas idosas

Em ações realizadas por órgãos governamentais, a semana terá diversas atividades relacionadas às pessoas da terceira idade.
28/09/2020 11:33 - Alicia Miyashiro


Na última sexta-feira (25), iniciou a Semana Estadual da Pessoa Idosa, instituída pela Lei Estadual n.º 4 796/2015, com o objetivo de estimular as atividades físicas e mentais nas pessoas idosas, a Semana oferecerá lives para discutir sobre a pandemia na vida de pessoas idosas.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são classificados idosos, aqueles que possuem 60 anos ou mais. Atualmente, o número de pessoas dessa faixa etária chega a 13% da população brasileira, o que corresponde a 28 milhões de pessoas.

Desde o início da pandemia, foi constatado que os idosos formam o grupo com maior risco de ter complicações decorrentes da COVID-19, podendo levar, dependendo dos casos, até a morte.

 
 

O Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, apresentou preocupação ao falar em como o momento pandêmico, está prejudicando a vida de pessoas idosas.

“As nossas rotinas, no mundo inteiro, foram alteradas com a declaração de pandemia de COVID-19. Aqui em Mato Grosso do Sul já estamos há seis meses convivendo com restrições, que impactam sobretudo os idosos, mais suscetíveis às complicações do novo coronavírus e que repentinamente se viram afastados da família e amigos”.

Para discutir esses impactos, será realizado no dia 29 de setembro, uma live com o tema “Como amenizar os efeitos da pandemia nas pessoas idosas?”.

A ação é uma iniciativa do Governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por meio da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Idosos.

 
 

A live terá participações do deputado estadual Renato Câmara, presidente da Frente Parlamentar; da secretária-adjunta de Saúde dra Crhistine Maymone; do diretor-presidente da FUNDESPORTE, Marcelo Miranda e da subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, representando a SEGOV e fazendo a mediação da live.  

Diversas atividades serão realizadas por órgãos e instituições durante a semana.

O destaque será a ação praticada pelo PROCON MS, “Idoso em dia”, no dia 1° de outubro, que visa priorizar o atendimento a pessoas acima de 60 anos, para negociações e recuperação de crédito.

Para o superintendente Marcelo Salomão, “atender os idosos fazem parte da política pública do PROCON, pois são pessoas vulneráveis que precisam do apoio dos órgãos de proteção; em parceria com as instituições financeiras e concessionárias, iremos oferecer equilíbrio e resolutividade aos idosos-consumidores.”  

LIVE “Como amenizar os efeitos da pandemia nas pessoas idosas?”

Data: 29 de setembro.

Horário: 15h às 16h

Transmissão online: Facebook do @GovernodeMatoGrossodoSul

AÇÃO “Idoso em dia”

Data: 1º de outubro.

Horário: 9h às 16h

Local: PROCON MS — Rua 13 de Junho, n.º 930, centro, Campo Grande.

 

Felpuda


Ex-cabecinha coroada anda dizendo por aí ser o responsável por vários projetos para Campo Grande, executados posteriormente por sucessor. 

Ao fim de seus comentários, faz alerta para que o eleitor analise atentamente de como surgiram tais obras e arremata afirmando que não foi “como pó mágico de alguma boa fada madrinha. 

Houve muito suor nos corredores de Brasília”. Então, tá!...