Uma loja de Campo Grande foi interditada na manhã desta quarta-feira (28) por estar comercializando produtos para a fabricação de cerol. A ação conjunta da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) e da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra as Relações de Consumo (Decon) foi realizada após uma denúncia anônima.
Foram apreendidos materiais contendo mistura de cola de madeira, vidro moído, ferro em pó e outras substâncias que potencializam o efeito cortante de linhas utilizadas em pipas. Segundo a polícia, o pó de ferro tem um agravante, pois pode conduzir eletricidade quando toca nos fios de alta tensão, provocando choques elétricos e podendo até mesmo levar à morte.
Também foram apreendidas cinco embalagens contendo óxido de alumínio, que após o preparo possui o mesmo efeito cortante do cerol, mistura normalmente utilizada para cortar a linha de outras pipas, mas que pode causar acidentes fatais. Todos esses produtos passarão por perícia no Instituto de Criminalística de Mato Grosso do Sul (IC/MS).
O Procon constatou ainda que o estabelecimento não possui alvará de funcionamento e localização, não emite cupom fiscal ou similar e, nem mesmo, possui registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). A loja ficará interditada até que a situação seja regularizada. O proprietário foi levado para a Decon para prestar esclarecimentos e foi liberado.