A Guarda Civil Metropolitana encerrou uma festa com mais de 300 pessoas em Campo Grande na noite de domingo (31). A chácara Pandora, localizada na região do Ecovila, possuía alvará, mas foi notificada pela Vigilância Sanitária por ultrapassar a lotação máxima de 40% estabelecida por decreto nº 14.601 da prefeitura.
Em vídeo divulgado pela polícia, é possível ver grande aglomeração de jovens sem máscaras, desrespeitando todas as normas de biossegurança. Após a chegada da polícia o público no local se dispersou.
Quem for pego furando o isolamento social, tanto comerciantes quando a população, e resistir às orientações da polícia pode ser responsabilizados civil, administrativa e penalmente, podendo responder por crimes contra a saúde pública e contra a administração pública em geral.
Também na noite de domingo, a CGM fiscalizou o cumprimento do toque de recolher nas sete regiões da cidade, Anhanduizinho, Bandeira, Centro, Imbirussu, Lagoa, Prosa e Segredo.
Os 65 agentes averiguaram 15 estabelecimentos e abordaram 375 pessoas nas ruas, que foram orientadas a voltarem para as respectivas residências.
Também houve operações de fiscalização no trânsito, em parceria com o Detran e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran). Foram abordados 55 veículos nas blitzes, sendo 42 carros e 13 motocicletas.
Dos condutores que passaram pela fiscalização, 5 foram autuados, sendo 3 por se recusar a fazer o teste do bafômetro.