Cidades

DIA DA ÁRVORE

Mais de 5 mil mudas de ipês
serão distribuídas em MS

Entrega será feita na Capital e em seis municípios

Continue lendo...

O Dia da Àrvore, comemorado no próximo dia 21 de setembro, vai trazer neste ano muita conscientização, beleza e cuidado ao meio ambiente em Mato Grosso do Sul. Por isso, alunos do Sistema Fiems vão distribuir 5,2 mil mudas de ipês e espécies frutíferas em Campo Grande e mais seis municípios do Estado. 

Além de ajudar a reduzir a poluição atmosférica, as árvores servem como pequeno refúgio para animais. Também auxilia a organização do ambiente urbano e melhora a paisagem da cidade. O Dia da Árvore, foi instituído devido à véspera da chegada da primavera, estação responsável pelo aparecimento de flores.

Como homenagem, cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo, por este motivo o Ipê se destaca na paisagem sul-mato-grossense.

Nesta quinta-feira (19), será realizado o dia D, com entrega das mudas. As cidades de distribuições serão em Aparecida do Taboado, Corumbá, Dourados, Maracaju, Naviraí e Três Lagoas. Haverá também blitze para doação de mudas e plantios simbólicos em espaços comunitários das sete cidades. Confira o endereço de sua cidade abaixo.

Na Capital, a distribuição será a partir das 8h30 com a realização de uma blitz no semáforo da Avenida Afonso Pensa, em frente ao Edifício Casa da Indústria. 

A iniciativa dos alunos da Escola do Sesi e do Senai para entregar as mudas aos pedestres e motoristas que passarem pelo local no período da manhã de quinta-feira e, em seguida, será feito o plantio simbólico de um ipê, no campus da Faculdade do Senai de Campo Grande, que fica ao lado do Edifício Casa da Indústria com a participação do presidente da Fiems, Sérgio Longen. “Queremos deixar um legado e esperamos que daqui 20 anos esse ipê continue na memória dos nossos alunos e seja um pequeno símbolo da movimentação do Sistema Fiems para contribuir com a preservação do meio ambiente”, afirmou.

Confira abaixo os locais e horários da distribuição de mudas:

1 - Campo Grande

Local: Semáforo da Avenida Afonso Pena em frente ao Edifício Casa da Indústria, localizada na altura do nº 1.206, no Bairro Amambaí.

Horário: A partir das 8h30

 Aparecida do Taboado

1º Local: Praça Matriz, na Rua Dom Aquino, s/n 

Horário: A partir das 8h30

2º Local: Semáforo da Avenida Orlando Mascarenhas com Avenida Presidente Vargas

Horário: A partir das 17 horas

3 - Corumbá

Local: Praça da Independência – Centro

Horário: Das 7h30 às 9 horas e das 16 horas às 17h30

4 - Dourados

Local: Shopping Avenida Center Dourados, na Avenida Marcelino Pires, 3.600 - Centro

Horário: Das 7h30 às 9 horas e das 16 horas às 17h30

5 - Maracaju

Local: Praça Nestor Pires Barbosa, na Rua 11 de Junho – Centro

Horário: Das 7h30 às 9 horas e 16 horas às 17h30

6 - Naviraí

Local: Praça Prefeito Euclides Antônio Fabris, na Avenida Amambai, 15 – Centro (em frente ao Posto da Praça)

Horário: Das 7h30 às 9 horas e das 16 horas às 17h30

7 - Três Lagoas

Local: Orla da Lagoa Maior, entre as avenidas Odair Rosa de Oliveira e Capitão Olinto Mancini – Bairro Santa Luzia

Horário: Das 7h30 às 9 horas e das 16 horas às 17h30

 

Atenção

Previsão de tempestades deixa 40 cidades de MS em alerta

De acordo com as informações meteorológicas, todos os municípios de MS têm possibilidade de chuvas isoladas até a próxima quarta-feira (11)

09/12/2024 14h00

As chuvas típicas de verão devem permanecer em MS nas próximas semanas

As chuvas típicas de verão devem permanecer em MS nas próximas semanas Marcelo Victor/ Correio do Estado

Continue Lendo...

O tempo deve permanecer instável nas próximas 24 horas em 38 municípios de Mato Grosso do Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região sul do Estado está sob alerta laranja para tempestades severas, com possibilidade de chuvas de até 60 milímetros e ventos que podem chegar a 100 km/h.

As cidades na rota das tempestades incluem Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí e Ivinhema.

As cidades na rota das tempestades incluem Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Alertando a população sobre os riscos, o Inmet informa que as chuvas esperadas nas próximas horas podem variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há também risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de quedas de descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo 193.


Chuvas isoladas em diversas cidades de MS 

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), entre terça e quarta-feira a previsão indica sol com variação de nebulosidade. Em outras regiões de Mato Grosso do Sul, podem ocorrer chuvas isoladas de intensidade fraca a moderada. Localmente, há possibilidade de chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios, especialmente nas regiões centro-sul, norte e leste/nordeste do Estado.

A possibilidade de chuvas isoladas em todas as cidades de Mato Grosso do Sul ocorre devido ao deslocamento de uma frente fria, combinado com a presença de umidade na atmosfera. 

Com a atuação da frente fria, as temperaturas não devem ultrapassar os 28°C, especialmente no sul de Mato Grosso do Sul. Na quarta-feira, há maior probabilidade de pancadas de chuva na metade leste do Estado (sudeste, leste e nordeste). No entanto, não estão descartadas chuvas mais intensas de forma pontual em outras regiões.

 

Assine o Correio do Estado

 

Cidades

Corpo de turista que desapareceu no Rio Aquidauana é encontrado

Três pessoas caíram da embarcação na tarde de sábado (07); nenhum dos tripulantes da embarcação estariam usando o equipamento de segurança, sendo o colete salva-vidas

09/12/2024 13h30

Corpo de homem que desapareceu no Rio Aquidauana é encontrado

Corpo de homem que desapareceu no Rio Aquidauana é encontrado Reprodução

Continue Lendo...

Foi encontrado na manhã desta segunda-feira (9), o corpo do homem que desapareceu no Rio Aquidauana após a embarcação em que ele estava virar, no último sábado (7). 

Identificado como Marcos Rosa Tolentino, de 56 anos, estava junto com o filho e o piloto do barco no momento do acidente. 

Segundo repassado, nenhum dos tripulantes da embarcação estariam usando o equipamento de segurança, sendo o colete salva-vidas. O corpo foi encontrado a 1 quilômetro de distância de onde a embarcação virou.

Informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros indicam que, ainda na tarde de sábado (07), a família aproveitava os últimos instantes em território sul-mato-grossense para registrar o passeio. 

Conforme a mídia local, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 15h30 para atender à ocorrência de desaparecimento. 

Essa família teria vindo do Estado de São Paulo, hospedando-se em um rancho localizado próximo à rodovia BR-262, entre os municípios de Aquidauana e Anastácio, indica o portal O Pantaneiro. 

O acidente

Visitantes em Mato Grosso do Sul, uma família vinda de São Paulo viveu momentos de tensão, após um barco virar no meio do Rio Aquidauana e o patriarca do grupo desaparecer, levado pela correnteza e força das águas no interior do Estado. 

Próximo a Cachoeira do Campo, eles subiam o rio no momento em que o barco virou, quando pai; filho e piloto caíram no Aquidauana. 

Conforme os populares no local, o homem (branco, alto e vestido de bota e calça jeans) de aproximadamente 60 anos estava em um lugar seguro num primeiro instante, porém, teria ido em busca do filho. 

Ainda, a mídia detalha que piloto e o filho citado teriam conseguido se segurar no barco.  

Sem a mesma sorte, o idoso segue desaparecido, sendo que as buscas foram suspensas no período noturno ontem (07), porém retomadas no primeiro horário da manhã de domingo (08).

Inclusive, ao Corpo de Bombeiros, o filho desse homem relatou Que seu pai entrou em um poço fundo do Rio Aquidauana e, com isso, acabou se afogando. 

**Colaborou Leo Ribeiro**

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).