Clique aqui e veja as últimas notícias!

FISCALIZAÇÃO

Detran realiza mais de 500 testes de bafômetro em Campo Grande

Operação Lei Seca aconteceu durante o final de semana
01/02/2021 17:43 - Rafaela Moreira


Agentes de fiscalização de trânsito do Departamento Nacional de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), realizaram duas operações e mais de 500 testagem de etilômetro (bafômetro), durante o final de semana. 

As operações tiveram o objetivo de fiscalizar ações de lei seca em conformidade com o toque de recolher. Durante a primeira operação, que aconteceu na sexta-feira (29), em parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), foram realizados 151 testes de alcoolemia e 04 recusas. 

Últimas notícias

Na segunda operação, realizada no sábado (30), em parceria com o 1° Batalhão de Polícia Militar, foram realizados 357 testes de alcoolemia e 14 recusas.

Ao todo, durante os dois dias de operação, seis condutores foram flagrados dirigindo sob influência de álcool, três condutores dirigindo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), três permissões de posse e condução de uma pessoa sem habilitação, uma desobedecia às ordens do agente, 27 CNH’s recolhidas, quatro carros removidos ao pátio, dois licenciamentos vencidos e um condutor sem o cinto de segurança.

De acordo com o chefe da fiscalização do órgão, Otílio Ruben Ajala Junior, o próposito principal das ações é coibir o aumento de pessoas embriagadas e evitar assim os acidentes de trânsito. 

“Com isso, iremos diminuir os congestionamentos nos leitos de hospitais, o que é muito importante para a população, principalmente neste período de pandemia”, ressalta.

PENALIDADE 

O motorista é preso quando apresenta mais de 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro (bafômetro). Ele é punido com multa de R$ 2.934,70. O condutor também tem a carteira de habilitação recolhida e passa por processo de cassação da licença. A pena é de detenção de seis meses a três anos.

Quando a quantidade de álcool detectada for abaixo de 0,33mg/l, o condutor é autuado, tem CNH retida e paga multa. A recusa em realizar o teste, também segue as mesmas medidas do condutor com índice abaixo de 0,33mg/l. Nos três casos, o motorista pode ter o veículo retido, caso não haja pessoa habilitada no momento para conduzir.