Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PRIMEIRA ETAPA

Mais de 99% do rebanho de MS é imunizado contra febre aftosa

Primeira etapa de vacinação foi realizada nos meses de abril e maio
18/08/2015 19:25 - Da Redação


A primeira etapa de vacinação contra febre aftosa de Mato Grosso do Sul, realizada nos meses de abril e maio, atingiu o índice de 99,20% de rebanho imunizado. A informação foi apresentada através do informativo técnico da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

De acordo com o relatório, de um total de 20.148.182 cabeças de bovídeos, foram imunizados 19.986.781, não sendo considerado, nesta etapa, o rebanho das propriedades pantaneiras optantes pelo mês de novembro, que tem um total de 505.058 cabeças.

Mato Grosso do Sul tem tido um alto índice de vacinação ao longo dos últimos oito anos, o que, segundo o informe técnico da Agência, deve-se à conscientização do setor produtivo de manter o reconhecimento do status sanitário de área livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Essa posição foi alcançada em 2008 pelas regiões do Planalto e Pantanal e em 2011 pela Zona de Fronteira de MS.

Nesta primeira etapa, a Iagro realizou o trabalho em 6.542 propriedades, onde foram vistoriados 633.980 bovinos. A segunda etapa da vacinação envolverá animais de até 24 meses.

Felpuda


Sem conseguir controlar a verborragia, figurinha estreante no mundo político-partidário, e que se acha “o último biscoito do pacote”, acabou batendo de frente com titãs da política. Primeiro perdeu os anéis e, agora, os dedos correm sérios riscos. Anda “ameaçando” deixar o lugar onde se encontra, só que por lá vem ouvindo frases como “se é por falta de adeus...”, “os incomodados que se mudem” e “não fará nenhuma falta”.

Como se vê...