Clique aqui e acompanhe o resultado das Eleições 2020

FINADOS

Expectativa é que mais de um milhão de pessoas viagem pelo país durante o feriado de Finados

Número deverá ser 40% maior do que o registrado no último feriado, de 12 de outubro.
31/10/2020 12:30 - Alicia Miyashiro


Com o final de semana prolongado, em decorrência do Dia de Finados – que ocorre na próxima segunda-feira (02), a expectativa é movimentar mais de um milhão de viajantes em todo o país. 

De acordo com o levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, o número deverá ser 40% maior do que o registrado no último feriado, de 12 de outubro.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), calcula que cerca de 513 955 mil passageiros circularão entre o dia 30 de outubro a 3 de novembro, pelos 55 aeroportos espalhados pelo país, valor que representa 60,5% do registrado no mesmo feriado em 2019, quando os aeroportos da Rede Infraero, receberam 849 844 passageiros.

O fluxo neste feriado de Finados, é 19,5 vezes superior ao contabilizado no Dia do Trabalhador (30/04 a 04/05), quando 26 884 mil turistas estiveram nos terminais da empresa, seis vezes maior que o registrado também, no Corpus Christi (10 a 15 de junho), total de 83 720 mil viajantes, e ainda 50% a mais que no feriado de Nossa Senhora Aparecida, com 344 811 mil passageiros entre os dias 09 e 13 de outubro.

Aeroportos que não fazem parte da Rede Infraero, também esperam um aumento significativo de viajantes neste período, em Florianópolis, por exemplo, a expectativa é de 11% superior ao feriado de Nossa Senhora Aparecida, em Galeão, no Rio de Janeiro, a meta é de 14% a mais.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, explica que esses números previstos, representam que as atividades turísticas estão voltando a todo vapor. “Pesquisas anteriores já mostravam o interesse do brasileiro em aproveitar estas datas para viajar pelo Brasil, e esses dados só comprovam que, com responsabilidade e respeitando os protocolos sanitários, é possível gerar entretenimento, emprego e renda para toda a nossa população”.

Em relação à Covid-19, no mês de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a de Aviação Civil (ANAC), implementaram medidas de segurança, às empresas aéreas e aeroportos. 

Além das medidas já conhecidas, como o uso permanente de máscaras a todos os passageiros e funcionários, o distanciamento de dois metros entre as pessoas, a higienização de terminais e aeronaves, também são indicadas a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), pelos trabalhadores.

SELO TURISMO RESPONSÁVEL

Lançado em junho pelo Ministério do Turismo, o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, buscar auxiliar a retomada de atividades do setor, seguindo todos os requisitos de biossegurança. 

O órgão publicou protocolos sanitários recomendados a 15 segmentos que fazem parte do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de um conjunto de orientações a visitantes. Atualmente, o certificado já foi emitido por mais de 22,7 mil estabelecimentos turísticos do país.

 
 

Felpuda


Ex-petista de quatro costados, que acabou se aboletando em outro partido já há algum tempo, decidiu se submeter mais uma vez às urnas na tentativa de voltar a comandar cidade do interior de Mato Grosso do Sul. O eleitorado não botou fé e decidiu reeleger o atual prefeito.

Agora, há quem diga que o dito-cujo, que é fã de Carnaval, já pode ir preparando sua fantasia: “palhaço das perdidas ilusões”. Ô maldade!