Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

MATO GROSSO DO SUL

Mais duas pessoas que tiveram contato com vítima testam positivo para Covid-19

Confirmações subiram para 62 no Estado e estão concentradas nas classes média e média alta
04/04/2020 11:35 - Glaucea Vaccari


 

Nas últimas 24 horas, mais duas pessoas testaram positivo para o coronavírus em Mato Grosso do Sul, subindo para 62 o número de casos confirmados da Covid-19 no Estado. Pacientes são de Batayporã e Nova Andradina e ambos tiveram contato com a aposentada Eleuzi Silva Nascimento, 64 anos, que morreu vítima da doença.

De acordo com boletim divulgado neste sábado pelo Governo do Estado, os novos casos são de duas mulheres, uma de 66 anos, moradora de Batayporã, que está em isolamento domiciliar. A outra paciente tem 59 anos, é de Nova Andradina e está internada.  

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, Eleuzi era moradora de Batayporã e ficou internada em Nova Andradina antes de ser transferida para Dourados, onde morreu. Secretário afirma que Batayporã tem cinco confirmações para a Covifd-19 e Nova Andradina três, todos transmitidos pela aposentada.  

“Todos tiveram contato com a paciente de Batayporã que veio a óbito, isso mostra o alto grau de contagiosidade do Covid-19”, disse Resende.  

Secretário afirmou ainda que a maioria dos casos confirmados estão concentrados nas classes média e média alta, que passou férias na Europa ou países de outros continentes, além de cidades brasileiras com circulação do vírus, e fez novamente apelo para que a população continue em isolamento social, para evitar que a transmissão chegue até as periferias da Capital e interior, que utilizam o sistema público de saúde.  

“Medidas tomadas pelo governo estão sendo importantes para o achatamento da curva, mas nos preocupa o mês de abril e maio, certamente nesses dois meses, haveremos de ter crescimento significativo e espero que toda essa estrutura que a gente montou, a gente tenha condição de atender toda a população, principalmente aqueles que precisem do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o secretário.

 
 

De janeiro até hoje, Mato Grosso do Sul tem 667 casos notificados, com 552 deste total descartados, 12 excluídos por não se encaixarem nas definições de caso suspeito, 62 confirmados, 41 em investigação e uma morte.  

Dos casos confirmads, 27 finalizaram a quarentena e não apresentam mais sintomas, 20 estão em isolamento domiciliar e 14 estão internados.  

Campo Grande concentra a maioria dos pacientes positivos para a Covid-19, com 43 casos, seguida por Dourados (6), Batayporã (5) e Nova Andradina (3). Tem um caso cada os municípios de Sidrolândia, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso e Três Lagoas.

 

Felpuda


Outrora afinadíssimo com o presidente Jair Bolsonaro, parlamentar sul-mato-grossense começou a ser escanteado em consequência de uma das crises políticas de grande repercussão. A figura entrou em campo e botou falação sobre o que estava ocorrendo, e isso soou que só como crítica pesada ao governo, que, como não poderia deixar de ser, não gostou nadica de nada. Há quem diga que o dito-cujo é muito levado “pelo sangue”. Então, tá!...