Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CONSÓRCIO GUAICURUS

Mais três linhas de ônibus passam por alteração nesta semana em Campo Grande

Ontem, consórcio recuou de decisão e reativou linha extinta
11/02/2020 18:06 - Fábio Oruê


Continuando o plano para reduzir o tempo de espera dos usuários do transporte coletivo e aumentar a frequência dos ônibus, o Consórcio Guaicurus, que administra o sistema de ônibus de Campo Grande, divulgou mais quatro mudanças para esta semana. 

Nesta terça-feira (11), a linha 515 (Dahma/ Hércules Maymone) iniciou uma viagem partindo do Terminal Guaicurus, às 5h28. A prefeitura frisa  que apenas neste horário a linha 515 vai sair do Terminal Guaicurus, passando pelo Ponto de Integração Hércules Maymone.

Na linha 105 (Paulo Coelho Machado) haverá alteração no itinerário a partir de amanhã (12), por solicitação dos usuários para atendimento à Emei Varandas do Parque. Anteriormente, a linha passava somente no sentido terminal-bairro, e agora, também passará no sentido bairro-terminal, atendendo tanto quem está indo para a Emei, quanto quem está voltando. 

O mesmo ocorre com a linha 114 (Paulo Coelho Machado/ Centro via T. Guaicurus), que terá alteração no itinerário por igual motivo. A linha 072 (Nova Bahia/ Morenão), que antes não integrava o Ponto de Integração Hércules Maymone, a partir de agora passa a integrar.

 
 

As alterações estão ocorrendo desde semana passada, embasadas em uma pesquisa de Origem e Destino, realizada entre os meses de novembro e dezembro, com mais de 62 mil pessoas.

Como divulgado ontem, as linhas 107 e 113 retornaram a operação anterior, porque a maioria dos usuários optou por mantê-las. Devido a isso, a linha 109 também voltou ao itinerário anterior, para não sobrepor a 107 e a 113.

EXPLICAÇÕES 

Representando o presidente do Consórcio, João Rezende, foi convidada a usar a tribuna da Câmara Municipal a arquiteta e coordenadora Maria de Fátima para explicar em que base foi realizada as mudanças nos itinerários e também responder aos questionamentos dos pares. 

“Identificamos que 40% dos passageiros são embarcados nos terminais, isso é um grande volume, sem a pesquisa foi impossível planejar uma adequação, as mudanças estão acontecendo porque fizemos o levantamento antes”, defendeu ela.

Sobre a mudança, que segunda ela vai durar em torno de seis meses, a representante informou que foi necessário colocar “os passageiros certos nas linhas certas” para otimizar o tempo no trajeto. “Cerca de 30% da população usa de 3 a 4 ônibus, duas a três horas na ida e volta, é um volume extremamente grande, a gente sente que o transporte tem que passar por um processo de mudança, estamos aplicando a frota no lugar certo”, destacou. 

 
 

CONFIRA AS LINHAS ALTERADAS (ATÉ O MOMENTO)

072 - Nova Bahia/ Morenão - passa a integrar no Term. Hércules Maymone

075 – Guaicurus/ Terminal Gal. Osório via Term. Hércules Maymone – passa a operar direto pela Rua Ceará, de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, não integrando no Term. Morenão;

089 – Guaicurus Expresso – mantém itinerário com operação compartilhada com as novas linhas 114 e 116;

105 – Paulo Coelho Machado – passa a operar em sentido único, de segunda a domingo, em tempo integral;

108 – Los Angeles / Guaicurus – passa a operar de segunda a sexta após às 19h00, sábados após às 14h00, domingos e feriados em tempo integral;

109 – Vespasiano Martins / Uirapuru – opera de segunda a domingo em sentido único em tempo integral;

114 – Paulo Coelho Machado / Centro via Term. Guaicurus – vai operar de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, e a partir do Term. Guaicurus tem o mesmo itinerário Expresso da linha 089;

116 – Los Angeles/ Centro via Term. Guaicurus – vai operar de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, e a partir do Term. Guaicurus tem o mesmo itinerário Expresso da linha 089;

117 – Ramez Tebet/ Cohab – incorporou a linha 106 e opera todos os dias em tempo integral;

141 – Paulo Coelho Machado / Term. Guaicurus via Rua Catiguá – vai operar de segunda à sexta após às 19h00, sábados após às 14h00, domingos e feriados em tempo integral;

515 - Dahma/ Hércules Maymone - sai do Terminal Guaicurus às 5h28, passando pelo Ponto de Integração Hércules Maymone.

518 – Vivendas do Parque / Term. Hércules Maymone – incorporou parte do itinerário da linha 075 todos os dias em tempo integral.

LINHAS EXTINTAS

077 – Bandeirantes/ Shopping Campo Grande - Expresso - Foi incorporada pela linha 070;

088 – Guaicurus/ Shopping Campo Grande - Foi incorporada pela linha 061;

106 – Universitária II - Foi incorporada pela linha 117;

 

Felpuda


Apressadas que só, figurinhas tentaram se “apoderar” do protagonismo de decisão administrativa. Não ficaram sequer vermelhas quando se assanharam todas para dizer que tinham sido responsáveis pela assinatura de documento que, aliás, era uma medida estabelecida desde 2019. Quem viu o agito da dupla não pode deixar de se lembrar daquele pássaro da espécie Molothrus bonarienses, mais conhecido como chupim, mesmo. Afe!