Cidades

Ambiente

Marina Silva cobra empenho do governo por Código Florestal

Marina Silva cobra empenho do governo por Código Florestal

Laís Camargo

01/06/2011 - 06h00
Continue lendo...

Marina Silva (PV) cobrou mais empenho do governo nas negociações para ajustes no texto do novo Código Florestal. Para a ex-senadora pelo Acre e ex-ministra do Meio Ambiente, uma política florestal só é possível com apoio do governo. A ex-ministra afirmou que é preciso apresentar contrapartidas ao agronegócio.

"Nós precisamos de uma política florestal que só é possível com apoio do governo. O governo pode criar incentivos econômicos, pode estabelecer pagamentos por serviços ambientais, o crédito para recuperar as áreas degradadas, a tecnologia para aumentar produção por ganho de produtividade e não por desmatamento."

Após encontro com senadores ligados à área ambiental, Marina afirmou que o Senado tem a chance de reverter o trabalho da Câmara que transformou o Código Florestal em um código agrário.

Ela voltou a criticar pontos da proposta, com a isenção da reserva legal para as propriedades com até quatro módulos fiscais. "A dispensa da reserva legal em até quatro módulos vai fazer com que deixemos de recuperar mais de 70 milhões de hectares de área já degradada, já desmatada e promova ainda o desmatamento em mais 70 milhões de hectares."

No encontro, os senadores começaram a traçar uma estratégia para a tramitação da reforma no Senado. Para fazer frente à bancada ruralista, os ambientalistas defendem que, das três comissões que devem analisar o texto, a última seja a de Ambiente. A proposta também deve passar pelas comissões de Agricultura e de Constituição e Justiça.

Senado

O texto aprovado pela Câmara ainda não chegou ao Senado. A expectativa é que seja entregue até o final da semana.

A principal preocupação do governo é com a manutenção pelo Senado da medida que legaliza todas as atividades agrícolas em APPs (Áreas de Preservação Permanente), como várzeas e topos de morros, mantidas até julho de 2008.

Esse ponto foi aprovado a partir de uma emenda apresentada pelo PMDB, com aval de alguns líderes governistas e da oposição, impondo a primeira derrota do governo Dilma Rousseff na Câmara.

O senador Lindberg Farias (PT-RJ) disse que essa anistia não é aceitável. O petista afirmou ainda que outro problema grave do texto é uma redação que abriria brecha para futuros desmatamentos. "Parece que foi inserido por um advogado."

Ele afirmou que a discussão do texto no Senado será diferente porque a presidente assumiu as negociações em torno da proposta. "Ela [presidente] falou nos verdes produtivos, conciliar potência agrícola com potência ambiental. O agronegócio está dando um tiro no pé. A manutenção do texto da Câmara vai trazer uma repercussão internacional e barreiras para produtos agrícolas no país."

Com informações da Folha

TEMPO

Frente fria vai derrubar temperaturas para 7ºC, com sensação de 5ºC em MS

Tempo começa a mudar nesta quinta-feira (23); sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (26) serão de muito frio, chuva, tempestades, ventos, raios, granizo, trovoadas e tempo fechado

23/05/2024 09h45

Tempo chuvoso e frio em Campo Grande

Tempo chuvoso e frio em Campo Grande ARQUIVO/CORREIO DO ESTADO

Continue Lendo...

O sul-mato-grossense vai ter que tirar o casaco e o guarda-chuva do armário a partir desta quinta-feira (23). Dessa vez, o frio vem com força e, pela primeira vez no ano, será de “congelar”.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, chegada de uma nova frente fria vai derrubar os termômetros para 7ºC, com sensação térmica de 5ºC, neste fim de semana, em Mato Grosso do Sul. Confira a tabela de temperaturas no fim da reportagem.

Isto porque uma nova frente fria, aliada ao avanço de cavados e atuação de área de baixa pressão atmosférica, se aproxima de Mato Grosso do Sul.

Com isso, sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (26) serão de muito frio, chuva, tempestades, ventos, raio, granizo, trovoadas, tempo fechado e céu nublado. Vale ressaltar que o tempo começa a "virar" já a partir desta quinta-feira (23). 

O Inmet divulgou alerta amarelo (perigo potencial) de tempestade para o sul e oeste de Mato Grosso do Sul. Com isso, pode ocorrer chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Alerta amarelo de tempestade. Divulgação: Inmet

A 29 dias do início do inverno, as frentes frias ganham força e se tornam cada vez mais comuns no Estado. A tendência é que com o fim do outono e chegada do inverno, temperaturas baixam sejam registradas com maior frequência.

“A partir de sexta-feira (24 de maio), haverá declínio de temperatura no Sul do Estado e na parte Oeste. Esse declínio pode ficar em torno de 3ºC em relação a observância. No sábado (25 de maio), o declínio de temperatura já atinge quase todo o Estado, bem mais acentuado no Sul e no Sudoeste do Estado, declínio de 5ºC. No domingo (26 de maio), já fica restrito na parte do centro ao norte do Estado”, detalhou a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, em entrevista exclusiva ao Correio do Estado.

TEMPERATURAS

Confira temperaturas mínimas e máximas para sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (26):

  Sexta-feira, 24 de maio  Sábado, 25 de maio  Domingo, 26 de maio
Campo Grande Temperatura mínima: 16ºC / Temperatura máxima: 24ºC Temperatura mínima: 13ºC / Temperatura máxima: 19ºC Temperatura mínima: 12ºC / Temperatura máxima: 19ºC
Amambai Temperatura mínima: 11ºC / Temperatura máxima: 26ºC Temperatura mínima: 9ºC / Temperatura máxima: 17ºC Temperatura mínima: 11ºC / Temperatura máxima: 19ºC
Ponta Porã Temperatura mínima: 11ºC / Temperatura máxima: 26ºC Temperatura mínima: 9ºC / Temperatura máxima: 17ºC Temperatura mínima: 11ºC / Temperatura máxima: 18ºC
Dourados Temperatura mínima:  14ºC/ Temperatura máxima: 27ºC Temperatura mínima: 11ºC / Temperatura máxima: 16ºC Temperatura mínima: 13ºC / Temperatura máxima: 19ºC
Aquidauana Temperatura mínima: 17ºC / Temperatura máxima: 29ºC Temperatura mínima: 15ºC / Temperatura máxima: 24ºC Temperatura mínima: 15ºC / Temperatura máxima: 26ºC
Corumbá Temperatura mínima: 16ºC / Temperatura máxima: 31ºC Temperatura mínima: 13ºC / Temperatura máxima: 24ºC Temperatura mínima: 13ºC / Temperatura máxima: 26ºC
Três Lagoas Temperatura mínima: 19ºC / Temperatura máxima: 35ºC Temperatura mínima: 17ºC / Temperatura máxima: 22ºC Temperatura mínima: 17ºC / Temperatura máxima: 26ºC
Sonora Temperatura mínima: 20ºC / Temperatura máxima: 33ºC Temperatura mínima: 18ºC / Temperatura máxima: 26ºC Temperatura mínima: 16ºC / Temperatura máxima: 29ºC

* Fonte: Inmet

CUIDADOS

De acordo com o Inmet, o ser humano deve tomar cuidados indispensáveis durante o frio. Confira:

  • Se agasalhe
  • Beba água
  • Evite tomar banhos muito quentes
  • Continue usando protetor solar
  • Evite ambientes pouco ventilados
  • Hidrate a pele
  • Cuide da alimentação
  • Não se exponha ao tempo

Ainda segundo o Inmet, o tempo chuvoso requer cuidados aos sul-mato-grossenses. Confira:

  • Em caso de chuva: usar guarda-chuvas; não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito; dirigir devagar e proteger os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos
  • Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada
  • Em caso de granizo: tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio

FIEL LEIGO ELEVADO

Com milagres na Capital, Carlo Acutis é elevado a 'Santo' pelo Papa Francisco

Campo Grande foi palco de graças concedidas à criança e jovem pela intercessão do "Padroeiro da Internet"

23/05/2024 09h33

Campo Grande aparece na jornada santa de Carlo desde o milagre que concedeu a beatificação ao então

Campo Grande aparece na jornada santa de Carlo desde o milagre que concedeu a beatificação ao então "padroeiro da internet" Reprodução/ Vatican News

Continue Lendo...

Com autorização de decretos do chamado "Dicastério das Causas dos Santos", na manhã desta quinta-feira (23) o Papa Francisco reconheceu o milagre de Carlo Acutis - que tem duas graças concedidas em Campo Grande -, e agora eleva o 'status' do conhecido "padroeiro da internet" a Santo. 

Pelo boletim publicado hoje pela agência de notícias do Vaticano, o prefeito do Dicastério, Cardeal Marcello Semeraro, levou milagres e martírios e virtudes heroicas de beatos e serva, além da ação referente a Carlo. 

"O milagre atribuído à intercessão do Beato Carlo Acutis, Fiel Leigo; nascido em 3 de maio de 1991 em Londres (Inglaterra) e falecido em 12 de outubro de 2006 em Monza (Itália)", expõe o documento, em tradução livre do original em italiano. 

Campo Grande aparece na jornada santa de Carlo desde o milagre que concedeu a beatificação ao então "padroeiro da internet". 

"Além disso, o Sumo Pontífice aprovou os votos favoráveis da Sessão Ordinária dos Cardeais Padres e Bispos para a canonização do Beato Emanuele Ruiz e 7 Companheiros, da Ordem dos Frades Menores, e de Francisco, Abdel Mooti e Raffaele Massabki, Fiéis Leigos, morto por ódio à Fé em Damasco (Síria) entre 9 e 10 de julho de 1860, e decidiu convocar um Consistório, que tratará também da canonização dos Beatos Giuseppe Allamano, Marie-Léonie Paradis, Elena Guerra e Carlo Acutis", conclui o boletim desta quinta-feira (23) do Vaticano

Milagres locais

Cerca de sete anos após a morte de Carlo, um milagre por intercessão do padroeiro foi registrado na Cidade Morena, quando uma criança com condição rara no pâncreas foi levada até a uma missa na capela Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande. 

Ainda aos três anos Matheus Lins Vianna já convivia com o diagnóstico de anomalia congênita rara no pâncreas anular, sendo que o contato com uma relíquia de Carlo, momento em que a criança pediu de forma espontânea ‘para parar de vomitar’, indicou o padre Marcelo Tenório, da paróquia São Sebastião da qual a capela faz parte. 

"E assim aconteceu, não vomitou mais", expõe o padre em relato divulgado pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em celebração ao jovem Carlo Acutis. 

Já em 2020, no dia 10 de outubro, Carlo foi beatificado em função dessa graça concedida, quando em 2017 surgiu o segundo suposto milagre atribuído ao padroeiro da internet, quando um campo-grandense de 25 anos entrou em estado vegetativo após uma parada cardíaca. 

Gabriel Terron Nunzio estava em um ponto de ônibus, próximo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, quando foi vítima da parada cardiorrespiratória, em 2016

O milagre veio após exposição do jovem através da unção dos enfermos, com parte do pijama e pedaço de cabelo de Acutis. 

 

 

Conheça o santo

Natural de Londres, Carlo nasceu em 03 de maio de 1991, descobrindo uma leucemia violenta que ceifou sua vida após 15 anos, em 12 de outubro de 2006 na comuna italiana de Monza, região da Lombardia.

Habilidoso com informática, em uma época em que a internet engatinhava no mundo, o jovem aproveitou o espaço eletrônico para divulgar materiais cristãos e expôr uma série de milagres eucarísticos. 

Fulminante, a leucemia demonstrou seus primeiros sintomas em setembro de 2006, com o jovem dedicando uma vida católica de devoção a Deus até 12 de outubro de 2006. 

Diante do evento de Carlo, o próprio Papa Francisco reforçou que Acutis "não se acomodou numa imobilidade confortável. 

"Mas colheu as necessidades do seu tempo, porque viu o rosto de Cristo nos mais frágeis. O seu testemunho mostra aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra pondo Deus em primeiro lugar e servindo-o nos irmãos, especialmente nos últimos. Um aplauso ao novo jovem beato da geração atual", completou o Papa. 

Com seus restos mortais repousando na cidade italiana de Assis, a comunidade local também entrou em festa, como destacou o bispo da cidade, dom Domenico Sorrentino, celebrando que Carlo será proclamado santo. 

"Passando assim do culto local, por sua condição de beato, ao culto universal que caracteriza os santos canonizados. A Igreja de Assis está em festa. Ele poderá ser chamado de “Santo” e venerado com o culto litúrgico devido aos Santos somente após a canonização - explica o prelado. Liturgicamente, portanto, tudo permanece como antes", expõe o bispo em nota pública.

O corpo de Carlo que está no Santuário da Espoliação, ainda em 2022, foi aberto para peregrinação e exposto de modo permanente por dom Domenico Sorrentino após a missa de 1º de junho daquele ano. 

Seu túmulo foi reaberto dias após inaugurada a chamada "porta de São Francisco", que segundo o portal do Vaticano foi "trazida a luz após 800 anos" para que os fiéis revivam o gesto quando o "Pobrezinho" abriu mão de todos os bens terrenos. 

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).