Cidades

ESCÂNDALO SEXUAL

A+ A-

Marquinhos Trad pede apreensão de celulares de supostas vítimas, juíza nega

Candidato ao governo é investigado por assédio sexual e estupro no período em que era prefeito de Campo Grande

Continue lendo...

A juíza da 3ª Vara Criminal de Campo Grande, Eucélia Moreira Cassal, negou pedido feito pela defesa do ex-prefeito de Campo Grande e candidato a governador de Mato Grosso do Sul, Marquinhos Trad (PSD), para ter acesso aos celulares de três das mais de 15 supostas vítimas de assédio sexual ou estupro do escândalo investigado pela Polícia Civil, que teria ocorrido no gabinete da prefeitura de Campo Grande a partir de 2020.  

A magistrada alegou “carência de requisitos legais” para fundamentar a decisão.  

A defesa de Marquinhos Trad usou as afirmações de uma das garotas que denunciaram os abusos e que teria mudado sua versão para sustentar o pedido. Essa garota registrou em cartório sua mudança de versão, e na sequência alegou ser pressionada pelas amigas.  

Ela é uma das quatro primeiras denunciantes do caso, e a única delas que não teve qualquer envolvimento sexual com o prefeito. Segundo o primeiro depoimento dela - a garota mudou a versão em cartório depois - porque o biotipo dela não era o que satisfazia o prefeito.  

As advogadas de Marquinhos Trad entenderam, segundo a juíza, que a apreensão dos celulares e a quebra do conteúdo deles, poderiam ajudar a provar uma suposta falsidade das acusações, e uma suposta prática do crime de denunciação caluniosa, tese principal da defesa no momento.  

A juíza, porém, entendeu que não cabe ao ex-prefeito e candidato a governador pretender “medida incidente”, como a apreensão dos celulares das moças supostamente assediadas. Isso, segundo ela, transporia os trabalhos da autoridade policial, sem uma “justificativa legal para tanto”.  

No início do inquérito, em julho, a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Maíra Pacheco, também havia pedido a apreensão do telefone celular de Marquinhos Trad e a quebra do sigilo telefone dele. Da mesma forma que agora, a magistrada também negou o pedido.  

“Ademais é sabido que pretensão semelhante de apreensão de telefone celular e quebra de sigilo de dados, referente ao aparelho celular do requerente, foi apresentada em juízo e indeferida, por tratar a medida de via excepcional, utilizável apenas nas estritas hipóteses legais e caso não haja outro método para coleta de provas”, argumentou a magistrada. 

PRORROGAÇÃO

O inquérito que apura a prática de crimes de assédio sexual, estupro, exploração sexual e perseguição no gabinete da Prefeitura de Campo Grande, e que tem entre seus alvos o ex-prefeito de Campo Grande e candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, Marquinhos Trad (PSD) será prorrogado por 30 ou 60 dias, conforme apurou o Correio do Estado.  

O prazo inicial da investigação esgota-se nesta quinta-feira (18).  

 

ENTENDA O CASO

A investigação começou no início de julho, quando quatro mulheres procuraram a Polícia Civil para relatar crimes contra a dignidade sexual sofridos dentro do gabinete da prefeitura. Duas confirmaram ter mantido relações com o prefeito, em troca da promessa de um emprego no município, sendo que uma delas, inclusive, disse ter sido inscrita no Programa de Inclusão Profissional (Proinc).  

A terceira suposta vítima do prefeito, teria sido alvo de uma investida dele dentro do banheiro do gabinete. Ela teria se recusado a manter relações sexuais com ele na ocasião, sendo que, conforme a descrição, Trad teria tirado parte de suas vestes. Por causa desta investida, o prefeito é investigado por tentativa de estupro.  

A quarta mulher, que chegou a confirmar as três tentativas, e disse às policiais que o prefeito não quis nada com ela, por não fazer o tipo dele, mudou a versão, e depois que o caso foi noticiado na imprensa, disse estar sendo perseguida pelas colegas.  

Do início de julho para cá, pelo menos 15 mulheres procuraram a polícia para denunciar supostos casos de assédio sexual nesta mesma investigação conduzida pela Delegacia da Mulher.  

No dia 9 de agosto, a Polícia Civil efetuou busca e apreensão no gabinete da prefeitura, ocupado atualmente pela prefeita Adriane Lopes (Patriota), vice de Marquinhos na época dos supostos crimes relatados. A operação, na ocasião, foi autorizada pela juíza da 3ª Vara Criminal de Campo Grande, Eucélia Moreira Cassal.

Servidores e ex-servidores do município também estão sendo ouvidos pelas policiais. Marquinhos deve ser ouvido ao final do inquérito.  

 

OUTRO LADO

As advogadas de defesa de Marquinhos Trad, Andréa Flores e Rejane Alves de Arruda, têm reiterado que as denúncias são uma armação para prejudicar a candidatura do ex-prefeito ao governo do Estado.

A operação policial do último dia 9 foi classificada como “midiática”.

A defesa diz ainda que um grupo teria cooptado mulheres para prestarem denúncias falsas de assédio sexual e que há evidências, registradas em cartório, que comprovam a armação.

O ex-prefeito já admitiu ter tido relações sexuais com outras mulheres, mas afirmou que foram consensuais e nega as denúncias.

Assine o Correio do Estado

"Vacina no braço"

Casos de Síndrome Aguda Respiratoria Grave aumentam em Campo Grande

Conforme o boletim da InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (18) os casos de síndrome gripais aumentaram na Capital; a recomendação é que os grupos prioritários tomem vacina

18/04/2024 18h15

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Campo Grande está entre outras 19 Capitais que apresentaram aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Fiocruz. 

 O relatório apontou que aumentou o número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de Influenza A (vírus da gripe) e o vírus respiratório (VSR).

"Na presente atualização observa-se que 19 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a semana 15: Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP)", indica o relatório.

Divulgação InfoGripe

A Covid-19 segue em queda e em alguns Estados permanece em níveis baixos de incidência. Os dados apontam que a disseminação da Síndrome Respiratória Aguda Grave, de Influenza A e o vírus respiratório para as próximas semanas em 19 Estados e Mato Grosso do Sul pode apresentar aumento nas próximas semanas. 

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Segundo o pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, para impedir o crescimento dos casos o público alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima e tomar a vacina contra a influenza. 

“Para o vírus da gripe, a gente conta com vacina e campanha de vacinação em todo o país. Então quem é grupo de risco, deve buscar o posto de saúde para se vacinar. A vacina da gripe, tal qual a vacina da Covid, têm como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode acabar desencadeando uma internação e até, eventualmente, uma morte. Ou seja, a vacina é simplesmente fundamental. Em relação ao VSR, a rede privada tem uma vacina já disponível para idosos, que também é muito importante, já que embora o risco do VSR seja muito maior nas crianças pequenas, a gente também observa internações nos idosos”, explica Marcelo Gomes.

A recomendação do pesquisador para pessoas que apresentem sintomas gripais usem máscara de qualidade as recomendadas são: N95, KN95, PFF2; no caso de sair de casa para procurar atendimento médico em unidades de saúde. 

Veja outros Estados com tendência de aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave:

  •  Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  •  Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Santa Catarina;
  • Sergipe;
  • São Paulo;
  • Tocantins;

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em decorrência da Covid-19 apresenta queda. 

No país

Somente em 2024, óbitos ligados a SRAG foram registrados  2.322 óbitos, sendo 1.411 (60,8%)
com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 728 (31,4%) negativos, e ao
menos 78 (3,4%) aguardam resultado.

Casos positivos

  • 12,3% Influenza A;
  •  0,1% Influenza B;
  •  3,1% vírus sincicialrespiratório (VSR);
  •  81,7% SARS-CoV-2 (COVID-19);

 

Assine o Correio do Estado

 

Prazos

Mais de 68 mil pessoas poderão concluir o processo de obtenção da CNH até 31 de dezembro em MS

Os processos para retirada da CNH, que foram prorrogados por mais 12 meses, foram interrompidos em 2019

18/04/2024 17h50

Foto: Rachid Waqued

Continue Lendo...


De acordo com a deliberação nº271/2023, todos os processos de habilitação ativos até dezembro de 2023 tiveram o prazo de conclusão ampliado para 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), mostra que 8,6 mil processos estão parados na etapa de agendamento teórico, enquanto  12,6 mil na etapa de agendamento do exame prático de duas rodas. 

Ainda de acordo com o departamento de trânsito, 14,3 mil veículos estão na fase de agendamento prático de quatro rodas.Os demais são alunos que se encontram na fase de exames de saúde e ainda não chegaram na etapa de aulas.

O aviso do Detran é para as pessoas que ainda tem interesse em dar andamento ao processo procurem os seus respectivos CFC (Centro de Formação de Condutores) e não deixem para fazer isso perto do prazo expirar.

Ainda segundo o órgão, uma notificação eletrônica será encaminhada para os cidadãos que se qualificarem para a prorrogação. O alerta será enviado ao e-mail cadastrado no sistema durante a inscrição. Não haverá necessidade de efetuar novos pagamentos ou emissões de novas guias.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).