Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

FENÔMENO RARO

Ocultação de Marte pela Lua poderá ser vista em parte de Mato Grosso do Sul

Fenômeno raro será visto a olho nu na madrugada de domingo em poucas partes do Mundo
07/08/2020 15:31 - Glaucea Vaccari


Alguns municípios de Mato Grosso do Sul terão o privilégio de ver a olho nu a ocultação de Marte pela Lua, na madrugada deste domingo (9).

O fenômeno raro será visto em poucas áreas do Brasil e do Mundo e a visualização só será possível porque a Lua estará com alto grau de iluminação.

Conforme astrônomos, os horários de observação dependem da localização das pessoas, mas a recomendação é acompanhar o movimento aparente de Marte a partir de 1h, quando o planeta já está perto da Lua.

No Estado, municípios das faixas leste e alguns do sul serão os privilegiados. É importante estar atento ao céu, porque o evento dura pouco mais de um minuto.  

Tempo seco que predomina sobre o Estado, com poucas nuvens, é a condição perfeita para observação do fenômeno, que deverá ser visto apenas desta vez no ano.

 
 

Professor e astrônomo Marcos Calil explicou ao Climatempo que, quando observado da Terra, durante o momento em que a Lua irá passar à frente de Marte, somente os observadores localizados no extremo leste do Mato Grosso do Sul, ao sul do estado do Rio de Janeiro, e nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul poderão contemplar esse fenômeno.

Para os demais, haverá transmissão ao vivo a partir de 4h30, no canal do Youtube do professor.

Apesar de ser possível de ver a olho nu, a observação é melhor se as pessoas tiverem um telescópio.

Outra ocultação será no dia 6 de setembro, mas a Lua estará cheia e o excesso de brilho vai dificultar que seja possível ver a olho nu. Em outubro, o último fenômeno do ano só poderá ser observado no litoral brasileiro.

 
 

Felpuda


Partido político está vivendo processo de autofagia cá por essas bandas. Nada de ideologia ou defesa dos interesses dos filiados. O problema, segundo os mais observadores, é que lideranças não se contentaram em ter cada uma o seu pedaço e decidiram tomar conta com exclusividade do espólio, que, aliás, é regado com cifras milionárias. A legenda deverá se transformarem uma máquina de lavar, no caso, cheia de roupas sujas. E dê-lhe!