Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CORONAVÍRUS

Para uso dos profissionais, Governo adquire 20 mil equipamentos de proteção

Médico do Hospital Regional fez apelo e até pediu doação de máscaras no fim de semana
24/03/2020 15:29 - Fábio Oruê


 

Em meio a pandemia do novo coronavírus, máscaras e álcool em gel - de uso comum para profissionais da saúde - tornaram-se objetos de desejo de toda a população mundial, o que sobrecarregou a produção e faltou em alguns estabelecimentos.

Porém, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), médicos e enfermeiros não ficarão sem as máscaras, luvas, toucas e álcool para os atendimentos. A pasta adquiriu 10 mil máscaras N95 e 10 mil hastes de swab - utilizadas nas coletas de amostras -, tubos criogênicos, ponteiras laboratoriais, álcool 70%, luvas e toucas. 

Ontem 800 máscaras foram entregues no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), que será referência no combate ao coronavírus, causador da doença Covid-19. Médicos reclamaram, no domingo (21), sobre a falta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e fizeram um apelo para que a população doasse máscaras para o hospital. 

Segundo a secretária-adjunta de saúde, Christinne Maymone, houve uma paralisação na questão das EPI’s, devidou ao aumento de atendimentos em todo o mundo. “Nós tivemos matéria-prima da China e Índia com certa interrupção; países deixaram de produzir e começaram a consumir mais. O que aconteceu é um período que não conseguimos ter acesso ao produto”, disse ela em transmissão ao vivo pela internet. 

Ainda de acordo com a SES, o Ministério da Saúde deverá entregar nos próximos dias mais materiais hospitalares. 

REFERÊNCIA 

HR já iniciou os procedimentos como uma das referências hospitalares ao enfrentamento do coronavírus. De acordo com a assessoria da saúde estadual, espaço físico com capacidade de nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, reserva de 26 leitos de enfermaria semi intensiva e chamamento de novos profissionais já foram disponibilizados. 

Além disso, na área externa do local uma tenda foi montada para funcionar como Centro de Triagem, com o objetivo de atender todos os pacientes com sintomas da Covid-19. Só serão encaminhados para dentro da unidade os casos de extrema urgência. O número de pacientes que a estrutura comporta para atender não foi divulgado. 

 

Felpuda


É quase certo que a aposentadoria deverá ocorrer de maneira mais rápida do que se pensava em determinado órgão. O que deveria ser a tal ordem natural dos fatos acabou sendo atropelada por acontecimentos considerados danosos para a imagem da instituição. Os dias estão passando, o cerco apertando e já é praticamente unanimidade de que a cadeira terá de ter substituto. Mas, pelo que se ouve, a escolha não deverá ser com flores e bombons de grife.