Forte massa de ar frio de origem polar fria e seca entra hoje Mato Grosso do Sul e a queda nas temperaturas deve se intensificar nesse fim de semana. Conforme meteorologistas, é esperado recorde de frio no Estado, com geada e temperaturas abaixo de 0°C em algumas regiões.
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três avisos meteorológicos de perigo, sendo de onda de frio, com queda de mais de 5°C na temperatura média, que pode causar riscos à saúde; e dois de geada, que pode causar danos à plantações.
De acordo com Inmet, neste sábado (6), o sol predomina durante o dia, mas a noite e madrugada serão frias devido ao ar seco e o céu claro, o que acentua a perda de calor, aumentando a chamada amplitude térmica, que é a variação entre as temperaturas mínima e máxima.
Geadas devem ocorrer no sul e sudoeste do Estado e as temperaturas mínimas devem ser de -1°C. Em Campo Grande, a mínima prevista é de 4°C no sábado e 3°C no domingo, quando também há possibilidade de geada nas regiões de periferia da Capital.
Domingo há previsão de geada fraca a moderada no sul do estado. A partir de segunda-feira as temperaturas começam a aumentar gradativamente, porem continua a condição de dia ensolarado com céu claro e noites frias.
MÍNIMAS REGISTRADAS
Mínima de 6ºC foi registrada no Estado, durante a madrugada desta sexta-feira. A temperatura foi sentida pelos moradores do município de Ponta Porã, distante 324 quilômetros de Campo Grande. Na Capital, a mínima foi de 11 ºC. No entanto, o frio pode ficar ainda mais severo a partir deste sábado, quando a mínima pode ser de 0°C ou menos.
Entre as cinco principais mínimas registradas hoje no Estado, também estão as cidades de Sete Quedas, com 7,7 ºC; Dourados, com 9,2 °C; Itaquiraí com 8,3 °C; Corumbá, com 9,9 °C e Três Lagoas, com 15,8°C.