Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SAÚDE

Mato Grosso do Sul registra 367 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas

Em relação aos óbitos houve um aumento na média móvel, com 14,57 óbitos por dia em todo o Estado
12/09/2020 13:53 - Naiane Mesquita


O estado de Mato Grosso do Sul registrou 367 novos casos de coronavírus (Covid-19) e 20 óbitos nas últimas 24 horas, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). O número é menor que o divulgado ontem (11), que teve um recorde de 2.258 casos positivos para o vírus, decorrentes de um novo critério adotado pela secretaria para a análise dos dados. 

“De ontem para hoje foram agregados mais 367 novos casos registrados, o que eleva a nossa média móvel, nós estamos nos últimos 7 dias com 763,29 novos casos por dia”, explicou a secretária-adjunta da SES, Christine Maymone. Em relação aos óbitos também houve um aumento na média móvel, com 14,57 óbitos por dia em todo o Estado. 

Campo Grande continua no topo da lista de contágio do Estado, com 148 novos casos e quatro mortes registrada neste sábado. Ao todo a cidade tem 440 óbitos. 

Vacinas

Neste sábado (12), o infectologista Júlio Croda participou da live transmitida pelo Governo do Estado e falou sobre a expectativa de uma vacina contra o novo coronavírus. “Em relação a vacina existe muita esperança, porque na verdade nossa vida só vai voltar ao normal quando a gente tiver uma vacina disponível. Apesar de toda a queda que a gente observa em vários estados, ainda está morrendo muita gente. E essa queda em outros estados ainda não aconteceu em MS, e quando ocorrer ainda será uma queda lenta e gradual, então infelizmente muita gente ainda vai perder sua vida por conta do coronavírus”, alerta Croda.

Segundo Croda, a vacina só deve ser distribuída a partir de 2021. “Para se criar uma vacina é necessário que os estudos de fase 3, que são estudos de segurança e eficácia, sejam concluídos. Atualmente existem nove vacinas que estão neste processo, 8 específicas e a BCG que também está sendo testada nesses estudos de fase 3”, frisa. 

No Brasil, existem três vacinas que tem acordo de transferência de tecnologia para o Brasil. “Existem três vacinas e as que estão mais avançadas são do Butantã e da Astrazeneca de Oxford”, frisa. 

Croda apontou ainda que a fase três de pesquisa da vacina BCG será iniciado em outubro em Campo Grande. “A partir de outubro, nós iremos iniciar os testes de fase 3 com a vacina da BCG. O estudo envolve 10 mil trabalhadores de saúde na Austrália, Espanha, Reino Unido e Holanda, sendo 3 mil trabalhadores brasileiros e desses 2 mil de Campo Grande”, frisa. 

 

 

Felpuda


A lista do Tribunal de Contas de MS, com nomes de gestores que tiveram reprovados os balanços financeiros de quando exerceram cargos públicos, está deixando muitos candidatos de cabeça quente.  Conforme previsto pelo Diálogo, adversários estão se utilizando de tais dados para cobrar, principalmente nas redes sociais, deixando alguns gestores na maior saia justa e tendo que se explicar. O eleitor, por enquanto, só observa. E dê-lhe!