Cidades
ESTUDANTES

Mato Grosso do Sul está entre estados com maior média de leitura digital

Média de livros lidos em plataforma também está acima da média nacional

Glaucea Vaccari

02/11/2020 16:31

Mato Grosso do Sul está entre os cinco estados do País com maior média de leitura digital no País, especialmente entre os estudantes.

Na faixa etária entre 14 e 17 anos, 11% preferem ler com auxílio das novas tecnologias, enquanto 10% ainda tem preferência pelo livro de papel.

A leitura digital também está presente nas escolas, que adotaram plataformas de leituras como aliadas na missão de formar novos leitores.  

Na plataforma Árvore, utilizada por escolas públicas e privadas, média geral de livros lidos é de 4,7 por aluno no ano, quase o dobro da média nacional, que é de 2,6 livros por ano, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

Além de Mato Grosso do Sul, os outros quatro estados com maior média de leitura digital são Espírito Santo, Santa Catarina, Mato Grosso e Goiás.

A preferência entre os jovens vai na contramão da maior parte da população, que ainda prefere os livros físicos. Conforme a pesquisa Retratos da Leitura, apenas 8% citaram o formato digital como método de leitura preferido.

A tecnologia educacional atua como aliada para este cenário. A pesquisa detectou que o interesse por literatura foi suscitado com mais ênfase pelas escolas, seguido por filmes.

Na Árvore, mais de 499 mil livros foram lidos neste ano em todo o País. A Plataforma é utilizada em sala de aula, com mais de 30 mil obras que vão de títulos que atendem da educação infantil ao ensino médio.

Para incentivar a leitura, há atividades, missões e jogos, como salvar uma floresta salvando árvores a partir de conquistam com os livros lidos.