Thais Libni
03/01/2021 15:48
Faltando apenas três dias para o encerramento das pré-matrículas na Rede Estadual de Ensino, a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), anuncio por meio do Diário Oficial do Estado, que disponibilizará o documento “Matrícula Escolar Digital da Rede Estadual Ensino de Mato Grosso do Sul”, no site e www.matriculadigital.ms.gov.br, para orientar o processo da realização das matrículas do próximo ano letivo.
O documento irá ajudar os responsáveis de alunos que sentirem dúvidas e dificuldades na hora de executar a ação on-line, com informações sobre os documentos necessários para a matrícula e orientações em casos de desistências ou transferência de instituição. A ação de operacionalizar o processo digital, visa promover um gerenciamento democrático e transparente no acesso às vagas da Rede Estadual de Ensino, qualificando e otimizando o processo da matrícula, além de oferecer comodidade na realização.
Através das matrículas digitais, o governo do estado consegue acompanhar em tempo real a demanda de alunos por escola, e ainda gera um banco de dados para facilitar o planejamento e as tomadas de decisões.
Parte fundamental para a organização das vagas, é o planejamento executado pelas Coordenadorias Regionais de Educação, que estiverem jurisdicionadas e em contato com a Central de Matrícula e demais setores SED.
Realizado de forma On-line por gestores das unidades de ensino, através do Sistema de Gerenciamento de Dados Escolares (SGDE). As vagas disponíveis aos novos alunos são calculadas de acordo com a capacidade da instituição, e após a renovação de matrículas dos alunos que se manterão na Rede Estadual.
A atualização do Cadastro do Aluno da REE é obrigatória e deverá ser realizada no site, por meio do painel do aluno, inserindo o código SGDE e a senha do aluno.
Em caso de complicações, o responsável legal pelo estudante menor de idade, precisa se dirigir até a rede de ensino para a realização do procedimento.
Os alunos da Educação do Campo e Indígenas, que não tiverem acesso a meios tecnológicos para realizar a atualização, poderão se realiza-lá na secretaria da escola no ato da renovação de matrícula.
Para aqueles privados de liberdade seus cadastros serão atualizados pela secretaria escolar.
Os estudantes perderão suas vagas nos seguintes casos:
I - Não realizar a atualização do cadastro.
II - Não confirma permanência na instituição em que o aluno estuda.
III - Quando não houver assinatura do requerimento de matrícula dentro do período estipulado.
Caso o aluno perca a vaga, mas pretenda permanecer na REE, deverá fazer uma pré-matrícula para conseguir uma nova vaga. Já nos casos de desistência, os pais deverão comunicar a escola, para que esta realize o procedimento "desfazer a renovação de matrícula" no SGDE.