Clique aqui e acompanhe o resultado das Eleições 2020

PANDEMIA

Média móvel de casos e mortes aumenta e Saúde alerta para circulação viral expressiva

Secretária adjunta de Saúde disse que Estado está em curva ascendente ainda na primeira onda
13/11/2020 12:29 - Glaucea Vaccari


Nas últimas 24 horas, foram confirmados 653 novos casos e nove mortes por Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

Secretária adjunta de Saúde, Christine Maymone, afirmou que os números são expressivos quando levado em consideração que nas últimas semanas estavam sendo confirmados entre 160 a 350 casos.

Média móvel de casos é de 417 por dia, enquanto a de óbitos subiu para sete diários.

Outro indicador que aponta para o avanço da doença é o número de testes realizados, segundo a secretária adjunta.

“As coletas estão aumentando, as pessoas estão procurando mais os serviços, o que significa que temos número maior de pessoas com sinais e sintomas e circulação viral expressiva”, disse.

Na semana, já foram contabilizados 2.361 testes positivos e os números devem ultrapassar o registrado na semana anterior, quando foram 2.376 pessoas infectadas.  A semana epidemiológica se encerra no sábado.

“Estamos em curva ascendente”, ressaltou Christine.  

Das nove mortes registradas, cinco vítimas eram de Campo Grande e as demais de Anastácio, Bonito, Ponta Porã e Três Lagoas.  

Taxa de contágio teve ligeira queda, saindo de 0,95% para 0,94%.  

“0,94% está muito acima da média nacional e muito aquém do que podemos considerar estável, que é 0,6%”, pontou a secretária.

Quanto aos pacientes internados, são 211, sendo 109 em leitos clínicos e 103 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).  

Taxa de ocupação de leitos é de 74% na macrorregião de Campo Grande, 70% em Dourados, 63% em Três Lagoas e 33% em Corumbá.

“Nós temos alertado há 227 lives todos os dias sobre a doença e avisado a necessidade das evidências cientificas que temos atualmente: uso da máscara, regras de higiene e distanciamento. Não vamos aglomerar, os números estão aumentando e a primeira onda não acabou”, finalizou Christine, pedindo a colaboração da população nas medidas preventivas.

Dos 87.081 casos confirmados no Estado, 81.222 estão sem sintomas e já estão recuperados e 4.176 estão em isolamento domiciliar, além dos 211 internados.

 
 

Felpuda


Tropas de choque ligadas a alguns vereadores estão agitadas que só nas redes sociais na tentativa de desbancar a concorrência das “chefias” que querem porque querem. Querem a cadeira maior da Câmara Municipal de Campo Grande. A da presidência.

Segundo políticos mais antenados, trata-se do “segundo turno” das eleições do dia 15 de novembro, só que com apenas 29 eleitores.