Cidades

SAÚDE

Medicina indiana como aliada no combate a ansiedade e depressão

Exercícios de respiração, mudanças de hábitos alimentares, yoga e aromaterapia artifícios usados pela ayurveda

MARESSA MENDONÇA

11/10/2015 - 07h00
Continue lendo...

Exercícios de respiração, mudanças de hábitos alimentares, yoga e aromaterapia são artifícios usados pela medicina ayurvédica, ou indiana, para o tratamento de doenças como a ansiedade e a depressão. "Utilizamos muito os alimentos e óleos vegetais, respeitando o clima, os horários do dia e a fase de vida de cada pessoa. Nesse sentido, a palavra-chave do ayurveda é individualização", explica a especialista na ciência, Joana Pires Gonçalves.

Segundo ela, "a medicina tradicional olha o indivíduo como um conjunto de células, tecidos, órgãos e sistemas. É uma visão que se restringe ao âmbito material, a processos que são vistos a olho nu. Já a medicina indiana olha o indivíduo em sua totalidade, tanto o material quanto o emocional".  

Quando se trata dos distúrbios de ansiedade e depressão, segundo Joana, há indícios de um desequilíbrio na combinação natural dos elementos (éter, ar, fogo, água, terra) da pessoa, além da presença de hábitos de vida prejudiciais como "ritmo de vida extremamente acelerado, que consome toda a nossa energia, e nos leva a um estado de completo desgaste emocional, físico e energético".  

Para reverter esse quadro, Joana Pires afirma que "tudo o que é natural pode ser usado para prevenção e cura, pois o que existe na natureza também possui combinações específicas dos cinco elementos". 

As ervas mais usadas no combate a ansiedade e depressão dentro da medicina indiana são: camomila, erva de São João, melissa, centella asiática, erva baleeira e óleo de alcaçuz. "Muitas ervas são utilizadas dentro do ayurveda para o tratamento de ansiedade e depressão, sejam elas em forma de chá, óleo vegetal ou outro meio terapêutico", declara Joana.  

Em relação aos alimentos, ela pontua que os melhores são aqueles não industrializados, orgânicos, leves, cozidos e de origem vegetal. "Dentro do ayurveda é difícil definir quais alimentos podem ajudar a todas as pessoas, pois um alimento pode causar um problema em uma pessoa, mas pode curar outra. Mas notadamente café, álcool e substâncias psicoativas devem ser evitadas". 

"Se partimos de um ponto de autoconhecimento, do que é bom para nós, qualquer ato ou hábito que respeite essa individualidade será preventivo, e nos trará longevidade para alcançarmos nossos objetivos de evolução. Entretanto, se sairmos do foco de nós mesmos, aceitarmos o que é oferecido pelo mundo, seja um novo estilo de vida, uma nova dieta, uma nova forma de nos expressarmos que, seja um ato de violência contra o nosso próprio ser, abrimos as portas para as doenças.A própria doença é um caminho para a cura, um retorno para o que somos, não para o que estamos", finaliza Joana.

Serviço - As consultas com a especialista em medicina indiana são no Espaço Ahara, localizado na Avenida Centaurea, 482 no bairro Cidade Jardim em Campo Grande.  

Capital

Após bebedeira com amigos, jovem é atingido por tiro enquanto dormia em veículo

Em depoimento, o jovem relatou que os amigos estavam alcoolizados e ele decidiu dormir no veículo, momento em que foi atingido por tiros.

14/07/2024 18h30

Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário/ Depac Cepol

Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário/ Depac Cepol Divulgação/

Continue Lendo...

Um jovem de 20 anos foi socorrido para o hospital na manhã deste domingo (14), após ser atingido por um tiro enquanto dormia dentro de um veículo na região do Bairro Centro-Oeste, na zona sul de Campo Grande.

Conforme o registro da ocorrência, a vítima relatou aos militares que estava bebendo com amigos, decidiu entrar no veículo para ir embora e acabou dormindo.

Ainda durante o interrogatório, o jovem disse que os amigos com quem estavam, estariam alcoolizados. 

Neste momento, dois homens teriam passado na rua e efetuado disparos de arma de fogo e depois fugiram do local. Os tiros acertaram a região lombar da vítima.   

As equipes da Polícia Civil e investigadores da Delegacia de Homicídios estiveram no local. O carro onde a vítima estava passou pela perícia e também foi encaminhado a delegacia. 

De acordo com o depoimento do jovem, ele disse aos policiais que não teria interesse nas investigações. 

Mesmo com a vítima não querendo que o caso seja investigado, o caso foi registrado na  Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitária) do Cepol (Centro Especializado de Polícia Integrada) como homicídio na forma tentada.

Casos de homicídios em Campo Grande 

Conforme informações da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), foram 61 casos de homicídios em Campo Grande. Em Mato Grosso do Sul, foram 180 registros nesses primeiros sete meses. 
 

 

Assine o Correio do Estado

CLIMA

Sul do estado ainda terá baixas temperaturas durante a semana

Ponta Porã pode registrar mínima de 7º graus nesta segunda-feira (15)

14/07/2024 18h30

Temperatura só deve subir na próxima quarta-feira (17)

Temperatura só deve subir na próxima quarta-feira (17) Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

O cenário de frio e baixas temperaturas deve permanecer em algumas cidades de Mato Grosso do Sul nesta semana, conforme informações divulgadas pelo Inmet (Instituto Nacional de Meterologia). Na fronteira com o Paraguai, a cidade de Ponta Porã pode registrar mínima de 7ºC.

Em Dourados, também no sul do Estado, está prevista temperatura mínima de 8ºC nesta segunda-feira (15). Os termômetros em Mato Grosso do Sul apresentaram queda nos últimos dias, devido a uma massa de ar polar que foi trazida pela passagem de uma frente fria.

O frio também não poupou outros municípios do estado neste fim de semana. Em Amambai, os moradores enfrentaram 8°C, enquanto em Laguna Carapã, a mínima foi de 9,8°C. Outras cidades como Sete Quedas também seguiu essa tendência, registrando 6,3°C.

Em Naviraí, Nova Andradina e Ivinhema a semana deve continuar registrando baixas temperaturas. Ambas as cidades terão mínima de 10ºC e a máxima não passa dos 22ºC. 

Na Capital 

De acordo com o portal Clima Tempo, a previsão do tempo para Campo Grande indica baixas temperaturas nos próximos dias. A mínima nesta segunda-feira (15), será de 10ºC pela manhã e ao longo do dia, 22ºC. 

A previsão aponta Sol com algumas nuvens e com pouca probabilidade de chuva. O Sol deve aparecer durante o dia, sem nuvens no céu e com aumento de nebulosidade à noite.

Neste domingo (14), a Capital de Mato Grosso do Sul registrou mínima de 9ºC, com sensação térmica de 5ºC. Conforme o Inmet, o tempo só deve manifestar temperaturas mais altas a partir de quarta-feira (17).  


Assine o Correio do Estado 

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).