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Mini inova com o Paceman Concept

Mini inova com o Paceman Concept

Karina Craveiro, Auto Press

24/12/2010 - 02h13
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 Certas receitas de sucesso são repetidas sem pudores por marcas que pertencem até ao mesmo grupo. É o caso da Mini, marca inglesa controlada pela BMW que decidiu se inspirar no conceito já utilizado no X6 da marca alemã. Com o mesmo objetivo de transmitir esportividade numa mistura de cupê com SUV, os designers britânicos criaram o protótipo Paceman Concept, construído a partir da plataforma do Countryman.

A intenção da fabricante é apresentá-lo oficialmente em janeiro próximo, durante o Salão de Detroit, nos Estados Unidos, e produzi-lo em série em 2012. Mesmo com previsão de lançamento tão distante, o Paceman já tem um rival anunciado. O também inglês Land Rover Evoque, mostrado recentemente no Salão de Paris, segue uma proposta “fashion” bem semelhante e tem previsão de comercialização em outubro de 2011.

Com 1,78 metro de largura, 1,54 m de altura e 4,11 m de comprimento – contra 1,89 metro de largura, 1,53 m de altura e 4,35 m de comprimento do concorrente Land Evoque –, o Paceman tem duas portas e capacidade para transportar até quatro passageiros. O conceito foi revelado pelo CEO da marca, Jochen Goller, justamente 10 anos depois do renascimento da Mini no mercado mundial.

Em termos estéticos, o Paceman tem uma dianteira que segue os traços do Countryman, com destaque para as entradas de ar bastante pronunciadas. No para-choque bojudinho estão os faróis de neblina, separados pela grade do radiador, usada igualmente no Cooper S. O capô com vincos marcantes e os faróis “arregalados” completam o visual. Na lateral, o destaque fica para o teto achatado pintado de branco, proporcionando um ar esportivo ao Paceman. As portas foram redesenhadas e a linha de cintura eleva-se até à traseira, dando ao conceito um perfil bem dinâmico.

Outro ponto que chama a atenção é a ausência de uma coluna central – opção estilística já utilizada pelo Evoque. O maior arrojo quando se fala em design, no entanto, está na traseira do Paceman. Lá estão as lanternas horizontalizadas e arredondadas que invadem a tampa do bagageiro e as laterais, o vidro traseiro diminuto e o par de ponteiras de escapamento, posicionadas nas extremidades do para-choque escurecido, que parecem estar na mesma “sintonia” que as caixas de rodas. No interior, o esperado é que protótipo assemelhe-se ao Countryman. A fabricante inglesa ainda não detalhou o habitáculo, só que, apesar disso, é possível notar que os bancos dianteiros estão em uma posição mais elevada em relação ao traseiro. Especula-se ainda que a marca trabalhe em um interior no estilo “lounge” e com bancos em dois tons de couro.

Para tirar da inércia o Paceman, a inglesa escolheu uma versão do motor 1.6 a gasolina utilizado no modelo John Cooper Works. A unidade de força é capaz de gerar 212 cv de potência e torque de 26,5 kgfm, alcançando 28,5 kgfm com overboost. O modelo ainda conta com o sistema ALL4 de tração integral permanente, também utilizada no Countryman. Em circunstâncias extremas, o modelo envia 100% do torque para as rodas traseiras. Uma mistura de estilo com muita tecnologia, tudo com a proposta de marcar uma nova fase da marca inglesa.

BITCOIN

Trio furta R$ 3,6 milhões em moeda virtual de casal que mora em Campo Grande

Farsantes, dois dos três foram capturados pela polícia, eram 'amigos' das vítimas e, depois de obterem a senha, desviaram os milhões

01/03/2024 19h20

Prisões ocorreram em São Paulo e no Paraná Divulgação/Polícia Civil de MS

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Dois homens que mexem com assessoria financeira, de Campo Grande, foram presos pelo furto de R$ 3,6 milhões em criptomoedas, conhecido como Bitcoin, um tipo de moeda virtual. Vítima dos trapaceiros é um casal, também moradores da capital sul-mato-grossense, cujos nomes não foram divulgados.

A investigação foi tocada pelo Garras, braço da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, a Delegacia Especializada em Repressão a Roubas a Banco, Assaltos e Sequestros.

Denominada Verbum Clavis (palavra-chave), a operação, imposta nesta sexta-feira (1), contou com a participação do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Pelo divulgado, dois implicados no caso, Filippe Barros Sims, foi detido em Osasco, São Paulo e Jair do Lago Ferreira Júnior, capturado em Curitiba, capital paranaense.

Resta a polícia prender um terceiro envolvido, Mauro Aurélio de Sousa, que teria ido para em algum lugar da Inglaterra. O trio pode ser condenado a até oito anos de prisão.

Investigadores do caso informaram que os farsantes quebraram a relação de confiança que tinham com as vítimas. Descobriram a senha das contas e, logo tiveram o domínio acerca de dos R$ 3,6 milhões.

Na nota sobre o caso não é mencionado se o casal campo-grandense recuperou, ou não, a soma da moeda virtual.

Legislação

No Brasil, a pena para quem pratica essas condutas varia de quatro a oito anos, no caso do furto qualificado, previsto no art. 155, §4º-B, do Código Penal (CP); somado à pena de um a três anos pela associação criminosa, previsto no art. 288 também do CP. O nome da operação “Verbum Clavis” deriva da expressão em latim para “palavra-chave”

O QUE É

Criptomoeda é um sistema de pagamento digital que não depende de bancos para verificar e confirmar transações.

É um sistema ponto a ponto que permite a qualquer pessoa enviar e receber pagamentos de qualquer lugar. Em vez do dinheiro físico transportado e trocado no mundo real, os pagamentos em criptomoeda existem unicamente como valores digitais em um banco de dados online que documenta as transações específicas. Ao transferir fundos de criptomoeda, as transações são registradas em um livro contábil público. A criptomoeda é armazenada em carteiras digitais.


 

 

Rota Bioceânica

Parlamentares de MS articulam retorno de obras da ponte em Porto Murtinho

No dia 28 de fevereiro, o Portal da Rota Bioceânica, a ponte em Porto Murtinho, recebeu aval da Receita Federal; entretanto, a retomada das obras passa por articulação de parlamentares de Mato Grosso do Sul.

01/03/2024 18h40

Obra da ponte sobre o Rio Paraguai está com cerca de 40% dos trabalhos concluídos e custo foi estimado em R$ 436 milhões Toninho Ruiz

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A obra da Ponte Internacional da Integração, que ficou parada por 80 dias, conseguiu o destravamento por parte da Receita Federal, que permitiu a entrada e saída de materiais; no entanto, a data exata para retomada dos trabalhos ainda é incerta. 

"Dentro de poucos dias deve solucionar esse assunto, tem muitos parlamentares envolvidos trabalhando para isso", apontou o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB).

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (28) e assinada pelo delegado da alfândega da Receita Federal, em Ponta Porã, Daniel Cesar Saldivar Benites.

Os serviços estavam suspensos desde o dia 13 de dezembro do ano passado. Na ocasião, a Receita deflagrou a operação Ponte Segura para apurar a possível utilização de insumos adquiridos por meio de contrabando e descaminho na construção da Ponte Bioceânica.

Imbróglio

O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro (PSDB), disse ao Correio do Estado que devido à falta de insumos do lado brasileiro e a impossibilidade de prosseguir trabalhando, funcionários foram dispensados.

"Eles demitiram um pouco de funcionários que estavam trabalhando do lado brasileiro. Ficaram aqui parados porque não podem continuar a obra", relatou o prefeito. 

Com relação à fiscalização explicou que como a fábrica de concreto fica do lado do Paraguai, era comum fazer o translado do concreto com uma balsa para Porto Murtinho.

"E [aconteceu] que a Receita Federal foi lá e falou: vocês não podem trazer produto como contrabando. Vocês têm que exportar para o Brasil, é isso. Como era um projeto só, eles estavam indo para lá e para cá. E a Receita entendeu que era contrabando".

Articulação

O presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP) disse que já solicitaram ao consórcio a retomada o mais breve possível das obras na ponte, sendo que no dia 7 de março, o deputado estadual Zeca do PT, cumpre agenda em Brasília onde deve se encontrar com o Ministro Alexandre Padilha.

"[A retomada] da obra está autorizada, mas precariamente. [Por isso] pedi à equipe do ministro Padilha chamar o pessoal do Itamaraty. A diplomacia que cuida da relação com o Paraguai, o representante da Receita Federal, e o BNIT", contou Zeca.

Com Zeca irá o representante da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e assessor especial Lucio Lagemann. 

Fiscalização

De acordo com a portaria, a fiscalização será realizada de maneira constante tanto de forma presencial como remota. 

"A fiscalização aduaneira a ser realizada no canteiro de obras será ininterrupta, de forma presencial ou remota, nos termos do Decreto nº 6.759, de 05 de fevereiro de 2009. A Alfândega de Ponta Porã determinará os horários e as condições de realização dos serviços aduaneiros".

Com relação aos materiais que não apresentavam documentação correta, o delegado da alfândega da Receita Federal, em Ponta Porã, Daniel Cesar Saldivar Benites, contou que está sob procedimento de fiscalização, tendo sido aberto um processo administrativo fiscal.

"Será lavrado auto de infração, será dada ciência a empresa para que ela exerça o direito ao contraditório e ampla defesa", pontuou. 

"O ADE emitido pela RFB autoriza que a empresa realize importação/exportação de mercadorias para uso na obra lá no canteiro de obras, desde que cumpra todas as formalidades exigidas em lei, como registro no Siscomex, recolhimento dos tributos devidos". 

Rota Bioceânica  


A Rota Bioceânica vai encurtar em 8 mil km a distância percorrida pelos produtos brasileiros rumo ao mercado asiático, integrando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

O planejamento para tal construção começou em 2021, com a ordem de serviço feita pelo presidente paraguaio Mario Abdo Benitez, em ato na fronteira com a presença do governador Reinaldo Azambuja.

Obra da Ponte  


Conforme divulgado pelo Governo do Estado, a ponte internacional com vão suspenso em estilo estaiada sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta.

Segundo a divulgação, a ponte terá largura de 20,10 metros e quatro pistas, com capacidade para absorver o fluxo esperado de movimentação diuturna de cargas e tráfego de veículos bitrem. 

Nas laterais, serão construídas passagem de pedestres e uma ciclovia. A movimentação intensa no canteiro da obra traduz a consolidação de um projeto em realidade: são 320 operários e dezenas de máquinas em operação.

** Colaborou Judson Marinho

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