O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou uma nota neste domingo (11), informando que vai notificar a companhia aérea Voepass, antiga Passaredo, para determinar a ampliação dos canais de comunicação com os familiares das vítimas do acidente de avião em Vinhedo na última sexta-feira (9).
A medida se torna necessária pois, segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), houve falha por parte da empresa ao disponibilizar apenas um canal de atendimento aos que buscam saber mais detalhes das 58 passageiros e 4 tripulantes que morreram após a queda da aeronave ATR 72-500.
"Diante da situação, a Senacon adotará essa e outras medidas necessárias para amenizar a dor dos familiares e amigos das vítimas", descreve a nota.
A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que iniciou a análise da caixa-preta do avião que caiu no interior do Estado de São Paulo.
De acordo com a FAB, os dois gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixa-preta, foram transferidos na manhã de sábado para o Laboratório de Análise e Leitura de Dados de Voo (Labdata) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), onde a análise foi iniciada.
Apesar do início dos trabalhos, o relatório preliminar sobre o acidente deverá ficar pronto em 30 dias. Os investigadores começaram os trabalhos de preparação, extração e gravação de dados, que devem continuar de forma ininterrupta nas próximas horas, conforme informou o órgão.
Após a conclusão das ações iniciais no local do acidente em Vinhedo, a investigação entra na fase de análise de dados.
Nesta fase, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, além de uma análise detalhada dos componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura.
O Cenipa reafirmou a previsão de divulgar o Relatório Preliminar do acidente aeronáutico dentro do prazo estimado de 30 dias.
Relembre o acidente
O avião comercial que seguia de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP), caiu em uma casa no condomínio Recanto Florido, no bairro Capela de Vinhedo na última sexta-feira (9).
O desastre, que teve 62 óbitos é o segundo com mais mortes desde 2007, quando um acidente com o voo 3504 da TAM nos arredores do aeroporto de Congonhas deixou 199 mortos.
Um morador conseguiu registrar o momento em que a aeronave despenca das alturas. No vídeo, é possível ver o desespero das pessoas ao confirmarem a queda, seguida de uma enorme explosão.
Diversas imagens gravadas por pessoas da região e divulgadas nas redes sociais, mostram os destroços do avião e até alguns corpos espalhados pelo chão.
*Com informações do Folhapress