Clique aqui e veja as últimas notícias!

ESPERANÇA

Moradores do interior também podem doar sangue e salvar vidas

Mesmo em meio à pandemia, Rede Hemosul deve retomar campanha que incentiva interioranos sul-mato-grossenses à doarem sangue
26/01/2021 11:30 - Naiara Camargo


A rede Hemosul planeja retomar campanhas incentivadoras de doação de sangue em cidades do interior de Mato Grosso do Sul, as quais não tem unidades da instituição.

Em razão da pandemia da Covid-19, essas ações tiveram que ser paralisadas.

A partir de novembro do ano passado, a entidade iniciou a retomada dessas campanhas gradativamente, pois embora haja todos os riscos da pandemia, há pacientes que necessitam de doações para sua sobrevivência.

Últimas notícias

A campanha funcionará da seguinte forma: em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de cada município, o Hemosul vai disponibilizar postos de coleta em cidades que não possuem filiais da instituição. A população será convidada a ir a esses locais de coleta. 

Ao invés de o doador ter que se deslocar a uma cidade mais próxima que possui filiais para doar sangue, é o Hemosul que vai até o cidadão. 

Em parceria com a prefeitura de cada município, também há possibilidade de providenciar transporte para deslocamento até cidades que possuem unidades do Hemosul, respeitando todas as medidas de biossegurança contra a Covid-19. 

“Com a baixa nos estoques de sangue, mesmo com a pandemia em alta, foi necessário que o Hemosul reabrisse as campanhas no interior”, afirma Mayra Franceschi, gerente de Relações Públicas da Rede Hemosul MS.

“Queremos muito a participação dos municípios, porém ainda temos que ter cautela devido aos grandes índices de contágio”, finaliza.

Em 2020, o número de doações caiu 10% em relação a 2019. O órgão precisa repor estoques urgentemente.

Marli Vavas, coordenadora geral do Hemosul, faz um apelo para que haja doações com mais frequência. 

“A pandemia alterou muito nosso fluxo de trabalho, tivemos que nos adaptar às novas exigências e tivemos um número bem mais baixo de doadores para poder atender os pacientes que precisam”.

Rede Hemosul 

Há mais de três décadas, a entidade atende necessidades de cidadãos, presta assistência hematológica de qualidade para as redes públicas e privadas de Mato Grosso do Sul. 

O objetivo do órgão é fornecer e produzir hemocomponentes, além de gerenciá-los e distribuí-los para todo o Estado.

Doar sangue é um ato de amor. A importância desse ato pode decidir entre a vida e a morte de alguém. 

“Principalmente nesta época em que a solidariedade está sendo tão cogitada, doar sangue é um dos atos mais lindos em prol da vida”, expressa Mayra. 

“Quando você doa sangue, você oferece um pouco da sua vida pela saúde de alguém que na maioria das vezes você nem conhece”, acrescenta. 

Doar sangue x Pandemia 

O Hemosul está seguindo à risca todos os protocolos de biossegurança contra a Covid-19.

Funcionários e doadores são obrigados a usarem máscara; há disponibilização de álcool gel; há limite de pessoas por ambiente e existe um esquema com fluxos de entrada diferenciados.

Também é possível fazer o agendamento para doar sangue para evitar aglomerações.

Os agendamentos podem ser feitos pelos números (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316.

O que precisa para doar sangue 

  • Ter entre 16 e 69 anos
  • Ter 55kg ou mais
  • Não ter tomado vacinas recentemente
  • Estar bem alimentado
  • Não tomar certos medicamentos (consultar um médico)
  • Não possuir determinadas doenças, como autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis e etc.
  • Homens podem doar até 4 vezes por ano; já mulheres, até 3 vezes por ano.

A Rede Hemosul no Estado

O Hemosul da capital é localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, número 1.304.O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h. A cada 1° sábado do mês, o atendimento é das 7h às 17h.

O Hemosul de Dourados fica na Rua Waldomiro de Souza, 295, Vila Industrial. O horário de funcionamento na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira é das 7h às 12:30h. Terça-feira e quinta-feira funciona de 7h às 12h e das 13h às 17h.

O Hemosul de Três Lagoas encontra-se na Rua Manoel Rodrigues Artez, número 520, Colinos. O atendimento é de segunda à sábado, das 7h às 12h.

O Hemosul de Ponta Porã é localizado na rua 7 de setembro, Santa Isabel. O número para contato é o (67) 3431-6134. O local funciona de segunda à sexta, das 7h às 12h. 

O Hemosul de Paranaíba fica rua Selma Martins de Oliveira, número 335, Ipê Branco I e funciona de segunda à sexta das 7h às 11h. O número para contato é o (67) 3503-1026.

O Hemosul de Coxim encontra-se rua Gaspar Reis Coelho, 361, Bloco B, bairro Flávio Garcia e tem atendimento quinzenal (1ª e 3ª semana do mês e com agendamento prévio). Funciona na segunda das 7h às 11h e das 13h às 17h, e na terça das 7h às 11h. 

Durante a semana, é possível programar data e horário da doação pelos telefones (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316.

Assine o Correio do Estado