Cidades

COVID-19

A+ A-

Mortes chegam a 107 em MS e secretário cogita lockdown

Resende pediu para prefeitos "pararem de olhar calendário eleitoral" antes de tomarem medidas

Continue lendo...

Mato Grosso do sul registrou 16 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, agora o Estado chega a 107 óbitos pela doença. O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, disse em transmissão ao vivo realizada nesta sexta-feira (3), que se prefeitos não tomarem decisões firmes e a população não colaborar, lockdown pode ser decretado nas próximas semanas.

Dos 16 óbitos presentes no Boletim Epidemiológico de hoje, 14 já haviam sido divulgadas ontem (2).  Uma, das duas outras vítimas, era uma mulher de Dourados, de 67 anos, que tinha Pneumopatia Crônica, hipertensão e obesidade, e faleceu na quinta-feira. A outra, também uma mulher, residia em Campo Grande, e tinha 78 anos; faleceu ontem e não tinha comorbidades.

“Esses óbitos têm que ser computados a cada um dos sul-mato-grossenses, principalmente os refratários, que se negam a nos ajudar no combate a Covid-19”, declarou o secretário.

Segundo ele, os prefeitos dos municípios devem “parar de olhar o calendário eleitoral” antes de tomar decisões contra a pandemia. E que decisões firmes devem ser tomadas pelos governantes municipais para evitar lockdown, como “pode acontecer nas próximas semanas”, declarou.

O secretário ainda cobrou que isolamento social seja respeitado. “Todo dia fazemos apelos, mas estamos pregando no deserto. Sistema de saúde nenhum aguenta, podemos montar novos leitos, mas todos serão insuficientes se esse número continuar crescendo”. E ainda acrescentou, “a máscara é um peso muito menor que o de um tubo, o leito de nossa casa é muito mais confortável que de uma UTI”, concluiu Resende.  

Boletim Epidemiológico

Com mais 326 exames positivos para o coronavírus nas últimas 24 horas, o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 9.388. Campo Grande com 133 novos casos, registra no total 2.745. Número já próximo ao de Dourados, epicentro da pandemia no Estado, que conta 2.869 contaminados, desses 58 são novos.  

Do total de casos confirmados, 3.754 estão em isolamento domiciliar, 5.326 estão sem sintomas e já estão recuperados e 209 estão internados, sendo 115 em hospitais públicos e 94 em hospitais privados. Dois pacientes internados são procedentes de fora do Estado.

Houve um caso confirmado em Figueirão, que ainda não havia notificado pacientes com a Covid-19. Desta forma, Mato Grosso do Sul passa a ter 71, dos 79 municípios, com registros do coronavírus. 90% do Estado enfrenta a doença a partir de hoje.

A macrorregião de Campo Grande está com 69% dos leitos ocupados, a de Corumbá 60%, a de Dourados com 50% e a de Três Lagoas 43%. As amostras esperando análise no Lacen-MS continuam acumuladas, com 1.296. 

PONTO FACULTATIVO

Servidores públicos terão feriadão de quatro dias na semana do Corpus Christi

Em decreto da Prefeitura de Campo Grande, foi definido ponto facultativo no dia 31 de maio nos departamentos públicos

16/04/2024 11h30

Corpus Christi será celebrado no dia 30 de maio, quinta-feira Foto: Valdenir Rezende / Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

A Prefeitura de Campo Grande decretou o dia 31 de maio (sexta-feira) como ponto facultativo, segundo decreto publicado no Diário Oficial de Campo Grande na manhã desta terça-feira (16).

O dia anterior, 30 de maio, é feriado nacional de Corpus Christi.

Seguindo o mesmo do ano passado, os servidores públicos municipais também terão quatro dias de folga.

Em 2023, Corpus Christi foi celebrado no dia 8 de junho, do qual o dia seguinte também foi definido como ponto facultativo.

Porém, para serviços essenciais para a população, como Centros Regionais de Saúde 24h (CRSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), serviços de limpeza e coleta de lixo domiciliar, continuarão com seus expedientes normais. 

FERIADOS E PONTOS FACULTATIVOS

Em 2024, o servidor público do governo de Mato Grosso do Sul terá 11 feriados e nove pontos facultativos. Dos 11 feriados, quatro cairão em fins de semana e sete em dias de semana.

Serviços públicos considerados essenciais, como saúde e segurança, funcionarão normalmente e devem ser divididos por meio de escala ou plantão. 

O ponto facultativo cabe para funcionários públicos de serviços não essenciais e para empresas que decidem se o trabalho é opcional ou não.

PRÓXIMOS FERIADOS E PONTOS FACULTATIVOS:

  • 21 de abril Tiradentes - Domingo
  • 1º de maio Dia do Trabalhador - Quarta-feira
  • 30 de maio - Corpus Christi - quinta-feira - 4 dias de folga: pode emendar com sexta-feira, sábado e domingo
  • 13 de junho - dia de Santo Antônio - quinta-feira - 4 dias de folga: pode emendar com sexta-feira, sábado e domingo
  • 26 de agosto - aniversário de Campo Grande - segunda-feira - 3 dias de folga: pode emendar com sábado e domingo
  • 7 de setembro Independência do Brasil - Sábado
  • 11 e 12 de outubro - Divisão do Estado e Nossa Senhora Aparecida - sexta-feira e sábado 3 dias de folga: pode emendar com o domingo
  • 2 de novembro Finados - Sábado
  • 15 de novembro - Proclamação da República - sexta-feira 3 dias de folga: pode emendar com sábado e domingo
  • 25 de dezembro Natal - Quarta-feira

ASSINE O CORREIO DO ESTADO

aplicativo

WhatsApp lança filtro para facilitar buscas por mensagens

O recurso estará disponível para todos nos próximos dias, segundo a empresa

16/04/2024 10h30

Continue Lendo...

A partir desta terça-feira (16), parte dos usuários passa a poder usar filtros para buscar mensagens no WhatsApp, de acordo com anúncio da Meta, holding dona do aplicativo.

O recurso estará disponível para todos nos próximos dias, segundo a empresa.

Três opções de filtro agora ficam na parte superior da lista de conversas: todas as mensagens, não lidas e grupos. Basta ao usuário escolher a opção que julgar mais adequada.

A opção de grupos mostrará também comunidades.

Não lidas facilitará encontrar mensagens ainda não abertas.

A visualização "todas" mostra a lista completa de mensagens, a que os usuários já estão acostumados.

Em outros aplicativos, como Discord e Twitter, há opções mais detalhadas de filtro, como autoria de mensagem, grupo ou data de envio.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).