O motorista de um Monza abandonou o veículo com 270 kg de maconha. A apreensão foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) ontem (08), no km 250, da BR 419, em Anastácio.
O veículo e a droga foram encaminhados à Delegacia.
Cidades
Motorista abandona veículo com 270 kg de maconha
O motorista de um Monza abandonou o veículo com 270 kg de maconha. A apreensão foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) ontem (08), no km 250, da BR 419, em Anastácio.
O veículo e a droga foram encaminhados à Delegacia.
ATLAS DA VIOLÊNCIA
Dentre as violências sofridas pelas pessoas acima de 60 anos estão a física, psicológica, tortura, sexual e negligência
05/12/2023 13h00
Em 2021, foram 942 notificações de violência contra idosos em MS Arquivo
Mato Grosso do Sul é o estado com a maior taxa de violência cometida contra pessoas idosas do País, segundo aponta o Atlas da Violência, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado nesta terça-feira (5).
Os dados têm como referência o ano-base de 2021.
Conforme o Atlas, considerando a taxa de notificações de violência interpessoal contra pessoas acima de 60 anos, que inclui violência física, psicológica, tortura, sexual, negligência, entre outras, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Roraima apresentaram as mais altas taxas para o período.
No Estado, a taxa de violência por 100 mil habitantes foi de 245,2 em 2021, muito acima de Roraima, que ocupa a segunda posição com taxa de 130,5.
A taxa também é acima da nacional, que é de 77,2.
Em números absolutos, no ano referência, foram notificadas 942 casos de violência contra idosos, o que dá uma média de 78,5 vítimas por mês.
Considerando os últimos dez anos, de 2011 a 2021, a variação deste tipo de violência foi de 80,8% no Estado.
No entanto, no comparativo entre 2020 e 2021, houve uma queda nos casos, de -2,9%, passando de 970 para os 942. É o quarto ano consecutivo em que se registra queda no número de notificações. Em 2018 foram 1.041 casos e em 2019 foram 1.108.
O Atlas também traz dados de notificações de lesão autoprovocada de idosos, que se referem às lesões provocadas voluntariamente e tentativas de suicídios.
No período de 10 anos, Mato Grosso do Sul apresenta taxa de 74,2, a segunda menor entre os estados, atrás apenas de Alagoas.
Em números, em 2021 foram registradas notificações de lesões autoprovocadas na população idosa.
Esta é a primeira edição do Atlas da Violência que trouxe uma seção que trata da violência contra idosos.
"O tema ganha destaque porque o Brasil caminha a passos largos no processo de transição demográfica, rumo ao envelhecimento da população. Daí faz-se mister trazer à tona essa questão, que tende a crescer nos próximos anos e décadas e representará mais um grande desafio para governos e sociedade", registra a publicação.
A publicação é divulgada anualmente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e tem como base principalmente dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), ambos sob gestão do Ministério da Saúde.
Também são levados em conta os mapeamentos demográficos divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e levantamentos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
PACIÊNCIA
Trecho entre a 15 de Novembro e Afonso pena foi fechado às 8 horas desta terça-feira (5) e deve ser liberado 23 horas de amanhã (6)
05/12/2023 12h17
O casal de renas, que neste ano vai apresenter seu filhote, é um dos atrativos da programação natalina no centro de Campo Grande divulgação
Interditada desde a 8 horas da manhã desta terça-feira (5), a Rua 14 de Julho, só será liberada ao tráfego às 23 horas da noite desta quarta-feira (6). A interdição ocorre para possibilitar a preparação da programação das festividades natalinas na região central da cidade, conforme informações da assessoria da prefeitura de Campo Grande.
A interrupção do tráfego na 14 de Julho ocorre entre a 15 de Novembro e a Afonso Pena. Além disso, entre as 17 horas e 23 horas desta quarta-feira, o tráfego pela Afonso Pena também será totalmente paralisado entre a Calógeras e 13 de Maio.
Por conta dessas interrupções, a Agetran alerta para que os condutores se planejem com antecedência e, se puderem, evitem esses trechos.
A abertura oficial do "Natal de CG é Tamanho Família", promovido pela prefeitura no centro da cidade, terá início às 18 horas, conforme a previsão oficial. Com apresentação teatral "Esperança", a festa também terá a tradicional Parada Natalina, com muita música, luzes e cores.
O destaque deste ano fica por conta da chegada da família do Senhor e Senhora Rena, que apresentarão o mais novo membro, o bebê Rena. As celebrações seguem na 14 de Julho até 25 de dezembro.
A Parada Natalina acontecerá todos os dias às 19h30. As luzes no centro da cidade foram acesas na última sexta-feira (1º), garantindo desde já aos campo-grandenses um clima de festas de fim de ano.
Na quinta-feira, nos Altos da Afonso Pena, será a abertura oficial da "Cidade do Natal 2023", com show especial da Família Lima. A programação segue até o dia 7 de janeiro de 2024. Na edição passada, de acordo com a assessoria da prefeitura, meio milhão de pessoas passaram pelo local.
A banda gaúcha com quase 30 anos de carreira promete encantar o público com todo seu carisma, talento e versatilidade, apresentando um repertório que traz desde clássicos da música brasileira até peças eruditas. A programação de abertura inclui apresentação da Orquestra Jovem do Sesc MS.
A Cidade do Natal vai funcionar todos os dias, das 17h às 22h. A Parada Natalina será sempre às 21 horas. O espaço contará com a Casa do Papai Noel, presépio, árvore iluminada, apresentações diárias de música e dança, entre outras atrações.
O Natal nos Bairros vai percorrer neste ano as sete regiões da cidade e os dois distritos. A programação teve início no dia 3 de dezembro e segue até o dia 18.
A programação percorrerá os bairros Alves Pereira, Jardim Noroeste, Tarsila do Amaral, Morennha III, Jardim Carioca e São Conrado, além de Rochedinho e Anhanduí.
A festa nos bairros conta com animador, sorteio de brindes, brinquedos infláveis, distribuição gratuita de pipoca e algodão doce, música com a Banda Municipal, além de decoração e a presença do 'bom velhinho' em pessoa, o Papai Noel, que chega no ônibus do City Tour acompanhado de outros personagens.
(Com assessoria)
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES