Vários motoristas de aplicativo relatam que tiveram suas contas apagadas, isso devido ao excesso de cancelamento de corridas.
O presidente da Associação de Parceiros de Aplicativos de Transporte de Passageiros e Motorista Autônomo de Mato Grosso do Sul (APPLIC/MS), Paulo Pinheiro, disse ao Correio do Estado que em Campo Grande cerca de três mil motoristas foram excluídos da plataforma.
“Achamos isso um absurdo, uma forma ilegal e arbitrária sem chances de defesa ao nosso profissional, deixando famílias desassistidas. Já basta atravessarmos um momento em que, praticamente, 14 milhões de brasileiros estão sem sustento algum”, afirmou.
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A Associação dos Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp) acusa a Uber, empresa de transporte privado, de apagar 15 mil contas em todo o país.
A Uber relatou em nota que não excluiu essa quantia é falsa, e que em todo o país foram excluídos apenas 0,16% dos cerca de 1 milhão de motoristas.
“Apresentaram, de maneira recorrente, comportamentos que prejudicam intencionalmente o funcionamento da plataforma. Motoristas parceiros são profissionais independentes e, assim como os usuários, podem cancelar viagens quando julgarem necessário”, afirmou.
De acordo com Pinheiro, a APPLIC está buscando diálogo com representantes legais para que dêem uma solução para este momento que o setor está atravessando.
“Não há motivo algum para que esses profissionais sejam descredenciados dos aplicativos na hora do cadastro, no contrato não está exigindo que o motorista ao recusar uma corrida seja punido com sua conta encerrada. Por isso, temos muitas ações no nosso setor jurídico para que esses profissionais voltem imediatamente a ter sua conta reativada”, contou.
A Uber disse que o abuso no cancelamento de viagens não tem nada a ver com a liberdade do motorista parceiro de recusar solicitações e que o motorista é totalmente livre para decidir quais solicitações de viagem aceitar e quais recusar.
“Cancelamentos excessivos ou para fins de fraude, porém, representam abuso do recurso e configuram mau uso da plataforma, pois atrapalham o seu funcionamento. Comportamentos como a prática de cancelar diversas viagens em sequência logo após terem sido aceitas, prejudicam negativamente todos que usam a plataforma”, continuou via assessoria.