MENU

Clique aqui e veja as últimas notícias!

INCLUSÃO NO TRABALHO

Mouse ocular dá independência a portadora de doença rara Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) no trabalho

Doença extremamente rara, é a mesma que acometeu o físico britânico Stephen Hawking pela maior parte de sua vida
24/09/2020 14:44 - Rodrigo Almeida


Autonomia e independência são valores que muitos profissionais não abrem mão. Trabalhar sem limitações impostas por deficiência é um grito de liberdade para os que podem. A Procuradora de Justiça Sara Francisco Silva luta há mais de 10 anos contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), e agora pode trabalhar sem as limitações que a condição dela impõe.

Isso só foi possível porque o Ministério Público de Mato Grosso do Sul adquiriu um mouse ocular, equipamento que possibilita pessoas com limitações de movimento na parte superior do corpo, usar os olhos para movimentar o cursor.

A instalação permitiu que a procuradora acessasse o sistema interno, lesse os processos e peticionasse, sem ajuda de nenhuma outra pessoa e com agilidade

De acordo com a Dra. Sara Francisco Silva, a iniciativa do Prorcurador-Geral, Alexandre Magno, sensibilidade e o interesse manifestado na inclusão servem de exemplo para os gestores e estímulo aos que possuem limitações físicas.;

Segundo o Procurador-Geral, “cada vez mais cada vez mais essas boas práticas e dentro do próprio MP sermos o exemplo e inspiração para uma real inclusão da parcela vulnerável de nossa sociedade com tecnologia de ponta”.

Para ele, “Foi emocionante ver o sistema funcionando e permitindo a procuradora voltar a ter o controle de sua atividade fim. Tecnologia inspirado na utilizada pelo saudoso cientista Stephen Hawking. Espero que inspire outras pessoas e instituições”.

A referência é por causa do portador mais ilustre da ELA no mundo, o físico britânico Stephen Hawking, morto em 2018, e que viveu a maior parte da vida acometido pela ELA.

No filme ‘A Teoria de Tudo’ de 2016, que conta a história dele, é possível ver como a doença se desenvolve, cerceando a mobilidade e independência ao longo dos anos. Ao longo dos anos, Hawking conseguiu se manter ativo com avanço de tecnologia que devolveram a conexão dele com o mundo.

Em nota, o MPMS informa que não houve licitação, pois somente uma empresa no país fornece o serviço.