Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

INCLUSÃO NO TRABALHO

Mouse ocular dá independência a portadora de doença rara Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) no trabalho

Doença extremamente rara, é a mesma que acometeu o físico britânico Stephen Hawking pela maior parte de sua vida
24/09/2020 14:44 - Rodrigo Almeida


Autonomia e independência são valores que muitos profissionais não abrem mão. Trabalhar sem limitações impostas por deficiência é um grito de liberdade para os que podem. A Procuradora de Justiça Sara Francisco Silva luta há mais de 10 anos contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), e agora pode trabalhar sem as limitações que a condição dela impõe.

Isso só foi possível porque o Ministério Público de Mato Grosso do Sul adquiriu um mouse ocular, equipamento que possibilita pessoas com limitações de movimento na parte superior do corpo, usar os olhos para movimentar o cursor.

A instalação permitiu que a procuradora acessasse o sistema interno, lesse os processos e peticionasse, sem ajuda de nenhuma outra pessoa e com agilidade

De acordo com a Dra. Sara Francisco Silva, a iniciativa do Prorcurador-Geral, Alexandre Magno, sensibilidade e o interesse manifestado na inclusão servem de exemplo para os gestores e estímulo aos que possuem limitações físicas.;

Segundo o Procurador-Geral, “cada vez mais cada vez mais essas boas práticas e dentro do próprio MP sermos o exemplo e inspiração para uma real inclusão da parcela vulnerável de nossa sociedade com tecnologia de ponta”.

Para ele, “Foi emocionante ver o sistema funcionando e permitindo a procuradora voltar a ter o controle de sua atividade fim. Tecnologia inspirado na utilizada pelo saudoso cientista Stephen Hawking. Espero que inspire outras pessoas e instituições”.

A referência é por causa do portador mais ilustre da ELA no mundo, o físico britânico Stephen Hawking, morto em 2018, e que viveu a maior parte da vida acometido pela ELA.

No filme ‘A Teoria de Tudo’ de 2016, que conta a história dele, é possível ver como a doença se desenvolve, cerceando a mobilidade e independência ao longo dos anos. Ao longo dos anos, Hawking conseguiu se manter ativo com avanço de tecnologia que devolveram a conexão dele com o mundo.

Em nota, o MPMS informa que não houve licitação, pois somente uma empresa no país fornece o serviço.


 

 
 

Felpuda


Comentários maldosos nos meios políticos dão conta que duas figurinhas que se rebelaram contra os próprios colegas poderão ficar no sereno político e, de forma indireta, serem personagens das próprias manifestações.

Um deles defendeu a redução do número de vereadores, e o outro disse ter vergonha de exercer o cargo. Agora enfrentam altos e baixos na campanha eleitoral.