Clique aqui e veja as últimas notícias!

RECOMENDAÇÃO

MPMS dá 48 horas para que Coronel Sapucaia retorne ao lockdown

Caso o prefeito não adira à recomendação, pode sofrer providências judiciais e extrajudiciais
22/02/2021 12:46 - Naiara Camargo


O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio de seu Diário Oficial, estabelece e recomenda que a prefeitura de Coronel Sapucaia retorne com lockdown. Caso haja descumprimento da recomendação, medidas judicias e extrajudiciais serão tomadas. 

O município havia decretado lockdown em 13 de fevereiro, porém, voltou atrás na última segunda-feira (15), após protestos de moradores. 

Últimas notícias

Pessoas reivindicaram pelo fim do lockdown com a justificativa de que atrapalharia a economia local. O lockdown durou apenas um dia.

A nota publicada pela Câmara diz que “o município já iniciou a imunização das pessoas mais vulneráveis o que afasta a necessidade de um novo lockdown, pois com os mais vulneráveis vacinados gradativamente os leitos de hospitais ficarão mais vazios e não haverá mais superlotações”.

MAPA PROSSEGUIR

A pequena cidade, com cerca de 14 mil habitantes, está no grau cinza do Mapa Prosseguir, atualizado em 10 de fevereiro. A cidade é a única de Mato Grosso do Sul que encontra-se na pior bandeira, que representa grau extremo de risco.

O mapa de risco considera a disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19 e quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Redução de novos casos, necessidade de expansão de leitos, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde e situação de fronteira com país ou divisa com Estado que tenha aumento de casos também entram na lista de indicadores. 

A bandeira verde representa grau baixo; a amarela, tolerável; a laranja, grau médio; a vermelha, grau alto e a cinza, grau extremo.

Bandeira cinza

A bandeira cinza representa municípios que estão no grau de risco extremo. Há apenas 1 município nesta faixa.

Os municípios que estão neste grau devem suspender aulas presenciais; fechar parques públicos; obrigar o distanciamento social e o uso de máscara em locais públicos.

Também é recomendado toque de recolher das 20h às 5h. Pessoas que morreram de Covid-19 ou de outra causa não devem ter velório e seu enterro deve ser imediato. 

A medida também sugere ampliar de leitos UTI em hospitais, contratar leitos extras em hospitais particulares e ampliar quantidade de remédios em unidades de saúde também entram na lista.

Assine o Correio do Estado