Clique aqui e veja as últimas notícias!

IMUNIZAÇÃO

Sem previsão, MS ainda não sabe quando chegam novas doses da vacina contra a Covid-19

Azambuja explicou que está no aguardando da data e a quantidade de doses que vem para o Estado
22/02/2021 11:44 - Rafaela Moreira


O Ministério da Saúde divulgou, na última quinta-feira (18), que os estados iriam receber novas doses da vacina até o fim de fevereiro, porém, Mato Grosso do Sul ainda não tem certeza de quando começam a receber as novas doses do imunizante contra a Covid-19. 

Na manhã desta segunda-feira (22), durante uma coletiva com a imprensa, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) explicou que está no aguardo de novas atualizações. “Estamos todos no aguardo, o que nós precisamos fazer é vacinar mais para diminuir as internações e as mortes no nosso Estado”, afirmou.  

Enquanto as novas remessas não chegam, Mato Grosso do Sul quer agilizar a campanha de vacinação contra a Covid-19 e está em busca de doses disponíveis no mercado. 

Últimas Notícias

De acordo com o governador, há uma reserva de R$ 100 milhões disponíveis para a aquisição dos imunizantes, porém ainda não existe a possibilidade de compra, já que as doses liberadas para uso emergencial estão incluídas apenas no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Ou seja, o Ministério da Saúde é o responsável direto pela aquisição e distribuição dos lotes pelos estados do país.

“Os Estado querem comprar, mas hoje todas as vacinas disponíveis são compradas pelo Ministério de Saúde, nós queremos receber mais doses, para imunizar mais pessoas. Se alguém souber de algum laboratório que queira vender direto aos Estados e seja aprovado pela Anvisa, nós estamos abertos”, destacou o governador dizendo que tem pressa em imunizar a população sul-mato-grossense.

O Ministério da Saúde havia informado na última semana, que Mato Grosso do Sul receberia entre os dias 23 a 28 de fevereiro mais 93.044 doses das vacinas previstas pelo PNI, mas até o momento segue sem informações sobre o novo lote de vacinas.

VACINAÇÃO 

Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu 222.960 doses dos imunizantes Coronavac e Astrazeneca.

A primeira remessa foi entregue a Mato Grosso do Sul no dia 18 de janeiro, com 158.760 doses da Coronavac. Destas, 23.932 foram destinadas apenas para Campo Grande.

A segunda remessa foi no dia 24 do mesmo mês, quando 22 mil doses da vacina de Oxford chegaram ao Estado, 9.340 apenas para a Capital. A terceira remessa, com 10.200 doses da Coronavac, chegou no dia seguinte. Do total, Campo Grande recebeu 3.600 doses do imunizante chinês.

A quarta chegou no dia 7 de fevereiro, foram 32 mil doses e foram encaminhadas aos municípios, além da primeira dose, para a segunda aplicação nas pessoas com mais de 80 anos que receberam a vacina Coronavac.

De acordo com dados do Vacinômetro, até agora, 67,30% do público-alvo da primeira fase da campanha no Estado já recebeu a primeira dose da Coronavac. Ao todo, das 222.746 doses que chegaram ao Estado até agora, 144.790 foram aplicadas.

Assine o Correio do Estado