Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ATUALIZAÇÃO PANTANAL

A previsão de chuva auxilia no controle dos focos de incêndio no Pantanal, mas equipes de combate não descansam

Multas florestais aplicadas pela Operação Focus já somam 35 milhões de reais
15/10/2020 19:26 - Brenda Machado


A chuva cooperou para o arrefecimento da região pantaneira, e, graças a ela, a área do bioma localizada em Mato Grosso do Sul não têm mais focos importantes de incêndio.

Em contrapartida, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) colocam os combatentes em alerta.

Com os acontecimentos climáticos que se arrastam desde o primeiro semestre do ano, MS passou a ocupar o 5° lugar no ranking nacional de estados com maior número de focos de calor, enquanto Corumbá lidera na categoria municípios.

Seguindo a mesma linha de preocupação, o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, lembrou a proibição das queimadas controladas no estado.

"Mesmo com autorização de queima controlada, os produtores que têm o documento não podem fazer isso, mesmo que o período de chuvas já tenha começado.", destacou.

O comunicado foi feito durante uma transmissão ao vivo, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (15).

 
 

De acordo com o tenente cel. Moreira, do Corpo de Bombeiros Militar do estado, em relação ao mesmo período do ano passado, Mato Grosso do Sul já ultrapassou o recorde de focos de incêndio dos meses de julho, agosto e setembro.

Com o aparecimento das chuvas, a previsão é de que a estatística para outubro seja diferente, ou seja, os números freiem.

Ainda conforme o tenente coronel, um outro dado sinaliza alívio. Os indicadores de focos de incêndio de 1998 a 2020 apontam uma sazonalidade de 3 em 3 anos.

"Você tem um primeiro ano com indicador baixo, um segundo ano médio, e um terceiro alto, e daí o ciclo reinicia. Isso indica que talvez em 2021 o número de focos caia, porque a biomassa foi eliminada este ano.", disse.

Operação Focus

A Operação, desencadeada por uma parceria entre a Semagro e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), começou há um mês e teve como foco a identificação de incêndios florestais no Pantanal.

Ao todo, 46 pessoas participaram das ações.

O secretário Jaime usou a coletiva para apresentar os números finais registrados pelas equipes.

Ao longo do período foram percorridos 7.800 km do Pantanal da Nhecolândia e Nabileque.

Um total de 3 pessoas foram presas em flagrante por atearem fogo em vegetação, e 49 propriedades rurais foram fiscalizadas. Destas, 19 foram autuadas por confirmação de origem de focos de incêndio.

As multas florestais aplicadas pela Operação somaram cerca de 35 milhões de reais.

 

Felpuda


Comentários maldosos nos meios políticos dão conta que duas figurinhas que se rebelaram contra os próprios colegas poderão ficar no sereno político e, de forma indireta, serem personagens das próprias manifestações.

Um deles defendeu a redução do número de vereadores, e o outro disse ter vergonha de exercer o cargo. Agora enfrentam altos e baixos na campanha eleitoral.