Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

COVID-19

Mato Grosso do Sul recebe especialistas para avaliar ações de combate ao Covid-19

Equipe da Opas vai conhecer o funcionamento de hospitais, Upas, UBS e serviços laboratoriais
13/10/2020 16:20 - Ana Karla Flores


Mato Grosso do Sul recebeu nesta terça-feira (13) visita técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para acompanhar o enfrentamento local ao Coronavírus. A equipe da Opas é composta por profissionais diferentes órgãos, estados e especialidades.

Em parceria com a Secretária Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (Ses), a ação intitulada “Missão Covid-19”, vai visitar a partir desta terça-feira (13) até sexta-feira (16) os municípios de de Campo Grande, Ponta Porã, Corumbá e Dourados. 

O objetivo das visitas é trocar experiências de diferentes estados e conhecer o trabalho implementado por Mato Grosso do Sul nas áreas de vigilância, assistência e laboratório para o enfrentamento da pandemia.

A equipe da ação vai vistar e avaliar o funcionamento de unidades básicas de saúde como hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (Upa), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e serviços laboratoriais. 

O consultor de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres da OPAS e da OMS no Brasil, Rodrigo Frutuoso, explica que as visitas estão sendo realizadas em todos os estados do Brasil para conhecer as práticas para o enfrentamento da Covid-19.

“No âmbito do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) temos um item muito importante que foca nas lições aprendidas pós-evento de emergência em saúde pública. Por isso, nessas missões, a ideia é produzir conhecimento e dar visibilidade às experiências bem-sucedidas”, detalha Frutuoso.

Após visitas aos serviços de saúde, os profissionais da Organização de Saúde vão produzir relatório com todas as informações identificadas. No documento também serão apresentadas as ações implementadas efetivas e pontos que devem ser ajustados pela Secretaria do Estado.

Programa Rastrear

O Governo do Estado por meio da Ses possui parceria com a Opas no programa Rastrear. O projeto foi criado com objetivo de identificar os casos suspeitos e confirmados de Covid-19 precocemente. Mato Grosso do Sul é o único estado do país a realizar esse acompanhamento.

Lançado em setembro, o Rastrear permite a quebra da cadeia de transmissão do vírus, resultando na diminuição da taxa de contágio. 

Atualmente a taxa de contágio em Mato Grosso do Sul permanece abaixo de 1%, com 0,96%. De acordo com o boletim epidemiológico o estado conta com 75.076 casos confirmados desde o início da pandemia. O número de mortes somam 1.449.

Taxa de ocupação de leitos na macrorregião de Campo Grande é de 68%, em Dourados 66%, Três Lagoas 38% e Corumbá 71%.

 
 

Felpuda


Candidato a vereador caiu em desgraça, pelo menos em um dos bairros de Campo Grande, ao promover comício em ginásio de esporte, com direito a ônibus lotados e espoucar de muitos fogos de artifício.

Aí dito-cujo foi alvo de muitas críticas, tanto pela zoeira causada, como por ter mandado às favas quaisquer cuidados na prevenção da Covid-19, ao promover grande aglomeração. Irresponsabilidade é pouco, hein?!