Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

VERBA

União repassa R$ 562 mil para combate aos incêndios no Pantanal de MS

Levantamento apontou queimadas consumiu 704 mil hectares da região desde julho
25/08/2020 10:18 - Adriel Mattos


A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil autorizou o repasse de R$ 562,8 mil para o governo de Mato Grosso do Sul para combate a incêndios. Desde julho, o Estado está em emergência por seis meses, ato reconhecido pela União.

Apesar de controlar os grandes focos, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) mantém as equipe de combate mobilizadas, já que os próximos meses têm previsão de serem mais secos que agosto.

Nas últimas 48 horas, o Estado registrou 34 focos de incêndio, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. No ano, foram 6.066 focos. Corumbá tem o maior acumulado do Brasil em 2020, com 4.062 queimadas.

Durante os últimos dois meses, ao menos 704 mil hectares foram queimados no Pantanal do Mato Grosso do Sul, conforme levantamento elaborado pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ), em conjunto com o Corpo de Bombeiros do Estado.

Não deve chover nas próximas semanas e as temperaturas voltam a subir a partir desta quarta-feira (26), acompanhada de queda da umidade do ar, conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e Clima (Cemtec/MS), portanto a situação volta a ser propícia à propagação de incêndio.

 
 

Felpuda


Depois de se “leiloar” durante meses, e afirmando que estava até escolhendo o município para se candidatar a prefeito, ex-cabeça coroada não só não recebeu acenos amistosos, como também não encontrou portas abertas com tapete vermelho a esperá-lo. 

Assim, deverá pendurar as chuteiras e fazer como cardume em seu pesqueiro: nada, nada...