Cidades

Cidades

MS registra a abertura de 624 novas empresas em novembro

MS registra a abertura de 624 novas empresas em novembro

Redação

01/12/2009 - 15h23
Continue lendo...

     O número de empresas constituídas no mês de novembro deste ano,

ELEIÇÕES 2024

Eleitores de Coimbra vão percorrer 125 km para votar em Corumbá

Custo para alguns eleitores do Pantanal deslocarem-se até Corumbá pode chegar a R$ 400, o que tem aumentado o índice de abstenção na cidade

04/10/2024 15h00

Urnas eletrônicas chegam ao distrito de Porto Esperança

Urnas eletrônicas chegam ao distrito de Porto Esperança Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O fechamento de pelo menos nove seções eleitorais em regiões de difícil acesso no Pantanal de Corumbá, nas últimas décadas, dificultou o comparecimento do eleitorado rural na cidade, para onde foram transferidos seus títulos, no dia de eleição.

A ausência desse eleitor tem contribuído para que o município registre uma abstenção superior à média nacional, alcançando 25,75%, em 2018, e 26,02% (recorde), em 2020. 

Quem mora no Pantanal tem um custo de transporte elevado para deslocar-se à cidade – os colonos do Taquari pagam R$ 400,00 de ida e volta – e aqueles que tem a opção de transporte gratuito, oferecido pela Justiça Eleitoral, enfrentam viagens longas e cansativas e calor acima de 40 graus.

É o caso dos 25 eleitores do histórico Forte Coimbra, que vão percorrer 125 km em ônibus convencional até a seção 175 no distrito de Porto Esperança, neste domingo. 

Coimbra, fortificação do Exército situada na fronteira tríplice com Paraguai e Bolívia e às margens do Rio Paraguai, ao Sul de Corumbá, é um dos locais onde funcionou uma seção eleitoral.

O domicílio eleitoral dos moradores foi transferido para Porto Esperança, também situado na beira do rio, para onde seguiam de barco em dia de eleição. Agora, segundo o cartório eleitoral de Corumbá, os eleitores optaram pela viagem por terra.

Prejuízo à cidadania

“Hoje, com Internet nas escolas rurais e energia solar instalada no Pantanal, nada impediria os resultados da votação serem transferidos das urnas eletrônicas direto para a apuração na cidade”, afirma o produtor pantaneiro Armando Arruda Lacerda.

“Foi cassada a cidadania pantaneira por interferência do profundo desconhecimento sobre as peculiaridades da região e o comodismo omisso da Justiça Eleitoral”, aponta.

Quando funcionavam as seções eleitorais pantaneiras, os próprios fazendeiros davam apoio no transporte das urnas e mesários, de avião ou barco.

“Dia de eleição no Pantanal era especial, de festa, as comunidades se reuniam e o pantaneiro se orgulhava do direito de votar”, lembra o pecuarista Manoel Martins de Almeida, que tem propriedade na sub-região do Paiaguás. “O fechamento das seções foi um prejuízo lastimável à cidadania”, observa.

Para a eleição deste domingo, o cartório eleitoral de Corumbá organizou o transporte gratuito dos eleitores rurais, com sete rotas, atendendo também a comunidade de Porto da Manga (60 km da cidade) e os assentamentos situados na fronteira com a Bolívia, onde funcionarão três seções.

Os eleitores de Porto Morrinho (ponte sobre o Rio Paraguai, na BR-262), embora distantes 14 km de Porto Esperança, vão votar em Corumbá, a 70 km.

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para o final de semana em Campo Grande e demais regiões de MS

Temperaturas máximas ultrapassam os 40°C em três regiões

04/10/2024 13h30

Fim de semana será quente em todo o estado

Fim de semana será quente em todo o estado Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A previsão para o final de semana entre sexta-feira (4) e domingo (6) em grande parte do estado indica tempo firme com predomínio de sol e variação de nebulosidade. A situação meteorológica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica favorecendo o tempo quente e seco no estado de Mato Grosso do Sul.

Ao longo dos dias, as temperaturas estarão em elevação, podendo atingir valores entre 38° e 43°C aliado a baixos índices de umidade relativa do ar, entre 8% e 30%. Por isso, recomenda-se que a população hidrate-se frequentemente, evite exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia e umidifique os ambientes.

Além disso, as condições meteorológicas previstas, de tempo quente e seco, favorecem a ocorrência de incêndios florestais. Desta forma, recomenda-se que a população não ateie fogo em nenhuma situação, pois é crime ambiental.

Os ventos atuam do quadrante leste com valores entre 30 km/h e 50 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Confira abaixo a previsão do tempo para cada região do estado: 

  • Para Campo Grande, estão previstas temperaturas mínimas de 22°C e 23°C e máximas de 35°C e 36°C. 
  • A região do Pantanal deve registrar temperaturas mínimas entre 24ºC e 30°C e máximas entre 36°C e 40°C. 
  • Em Porto Murtinho são esperadas mínimas entre 21°C e 28°C e máximas entre 35ºC e 42°C. 
  • O Norte do estado deve registrar temperaturas mínimas entre 22°C e 27°C e máximas entre 37°C e 40°C.
  • As cidades da região do Bolsão, no leste do estado, terão temperaturas mínimas entre 19°C e 21°C e máximas entre 35°C e 39°C. 
  • Anaurilândia terá mínimas de 18°C e 19°C e máximas de 32°C e 34°C. 
  • A região da Grande Dourados deve registrar mínimas de 20°C e 21°C e máximas entre 34°C e 36°C. 
  • Estão previstas para Ponta Porã temperaturas mínimas de 21°C e 23°C e máximas entre 31°C e 34°C. 
  • Já a região de Iguatemi terá temperatura mínimas de 19°C e 20°C e máximas de 32°C e 34°C. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).