Cidades

EU VOS DECLARO...

MS registra aumento de mais de 18% em casamentos de pessoas do mesmo sexo

Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (16)

Continue lendo...

O Boletim de Registro Civil divulgado nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o número de casamentos entre parceiros do mesmo sexo aumentou 18,6% entre 2022 e 2023 em Mato Grosso do Sul. 

Em 2023, foi registrado o maior número de registros de casamentos entre pessoas do mesmo sexo já registrado no estado, com 172 registros. O recorde era do ano de 2018, com 166 registros. 

Foram registrados no estado, em 2023, 63 casamentos entre homens. Já nas uniões entre mulheres, o número cresce para 109 casamentos. 

Em âmbito nacional, no ano em questão, houve 7 mil registros de casamento civil entre mulheres, um crescimento de 5,9% em relação a 2022, o que representa o maior aumento já registrado no IBGE em uniões homoafetivas, iniciado em 2013. 

Sobre os dados de união entre homens, foram 4.175 casamentos, uma queda de 4,9% com relação ao ano de 2022. 

Os números não dizem respeito a casos de união estável, somente aos números dos registros em cartório. 

Desde 2013, o número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo foi, praticamente multiplicado por três.

Em 2013, no início das apurações desta categoria, foram contabilizados 3.7 mil casamentos homoafetivos. Em 2023, o número total foi de 11,2 mil. 

O casamento entre mulheres representou 62,7% do total dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Desde o início das contagens, o número de uniões entre mulheres é maior do que entre homens. 

O ano de início da série do IBGE, 2013, é o mesmo ano em que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a Resolução 175, onde os cartórios são proibidos de se recusarem a converter uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo em casamentos. 

A decisão do CNJ veio juntamente com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) onde as uniões homoafetivas são igualadas às heteroafetivas. Até então, os cartórios precisavam de autorização judicial para celebrar casamentos entre pessoas do mesmo sexo. 

Casamentos em queda?

Em Mato Grosso do Sul, foram registrados 15.150 casamentos em 2023, o que representa um pequeno aumento de 0,7% em relação ao ano passado. 

Porém, desde 2017, o número total de registros de casamentos vem apresentando uma tendência de queda, com um grande decréscimo entre 2019 e 2020, caindo de 15.613 para 10.975.

Segundo o IBGE, essa expressiva redução pode ter relação com o cenário da COVID-19 e as orientações sanitárias de distanciamento social, bem como as medidas para enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), decorrente do coronavírus. 

Em 2021, 2022 e 2023, o número de casamentos voltou a crescer no estado, o que indica que as cerimônias voltaram a acontecer naturalmente após os anos mais críticos da pandemia. Porém, mesmo assim, em 2023, o número de registros não superou a média dos anos pré-pandemia (2015 a 2019), que foi de 16.859 casamentos. 

No estado, o mês com maiores registros de casamentos em 2023 foi novembro, com 1.568 e o com menos registros foi janeiro, com 902. 

No MS, para cada 1.000 habitantes nessa faixa etária, 6,8 pessoas, em média, se casaram no civil em 2023. Entre os estados, o Mato Grosso do Sul ficou na 6ª posição, sendo as três primeiras posições ocupadas pelos estados de Rondônia (9,1 casamentos por 1.000 habitantes), Acre (8,5 casamentos por 1.000 habitantes) e o Distrito Federal (7,9 casamentos por 1.000 habitantes).

As menores taxas vieram dos estados do Rio Grande do Sul (3,9 casamentos por 1.000 habitantes), Sergipe (3,8 casamentos por 1.000 habitantes) e o Piauí (3,7 casamentos por 1.000 habitantes). No Brasil, a taxa de
nupcialidade ficou em 5,6 casamentos por 1.000 habitantes

Cidades

Dupla armada atira 11 vezes contra homem e queima veículo usado na fuga

Ataque ocorreu próximo de avenida famosa em Campo Grande; vítima foi socorrida e veículo suspeito foi localizado em chamas minutos depois

22/06/2025 08h00

Caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac/Cepol)

Caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac/Cepol) Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Um homem foi alvo de uma tentativa de homicídio na noite deste sábado (21), em Campo Grande. A vítima foi atingida por quatro dos onze disparos que foram feitos de arma de fogo, sendo três na região torácica e um na perna, e foi socorrida por conhecidos até a UPA Vila Almeida. O crime ocorreu nas proximidades da Avenida Júlio de Castilho, no bairro Jardim Aeroporto.

De acordo com o boletim de ocorrência, equipes da Força Tática foram acionadas para averiguar denúncia de pessoa ferida por disparos, com suspeita de que os autores ainda estivessem nas imediações. No local, foram encontradas marcas de sangue e diversas cápsulas de munição de pistola calibre 9mm espalhadas pelo chão. O local foi isolado e preservado até a chegada da perícia.

Durante os trabalhos da Polícia Científica, foram recolhidas 11 cápsulas deflagradas, uma munição intacta e um projétil. A vítima, que permanece internada, teve um dos projéteis retirado do corpo pela equipe médica e entregue às autoridades para análise.

Uma testemunha que trabalha em um comércio próximo relatou que viu o momento em que a vítima subia a rua e foi surpreendida por um veículo VW Fox de cor preta, ocupado por dois homens. Neste momento, um dos suspeitos desceu do carro e iniciou os disparos. Em seguida, o motorista também desembarcou e efetuou novos disparos. Após o ataque, ambos retornaram ao veículo e fugiram.

Pouco tempo depois, outro chamado levou uma equipe da PM até a Rua Jatobeiro, no bairro Caiobá, onde um carro em chamas havia sido encontrado. O Corpo de Bombeiros já havia controlado o incêndio quando os policiais chegaram. O veículo, que apresentava as mesmas características do usado na tentativa de homicídio, foi identificado como um VW Fox, com placas registradas em nome de uma empresa. 

A Polícia Civil esteve no local com o delegado de plantão e determinou a apreensão do veículo e do material balístico. As investigações seguem para identificar os autores e esclarecer a motivação do crime.

O caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac/Cepol) como homicídio qualificado pela traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido, na forma tentada.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Cantora brasileira morre após cirurgia estética na Turquia

O procedimento foi antecipado para o domingo anterior (15) mesmo o casal tendo saído com o médico na noite anterior

21/06/2025 23h00

Reprodução Instagram

Continue Lendo...

A cantora Ana Bárbara Buhr Buldrini, de 31 anos, morreu após complicações em uma cirurgia estética realizada em uma clínica na Turquia. Mineira de Belo Horizonte, que vivia em Maputo, Moçambique, ela viajou ao país acompanhada do marido, o também cantor Elgar Miles, com quem havia se casado há pouco mais de um mês, para realizar procedimentos de lipoaspiração, mamoplastia e rinoplastia.

Segundo relato do marido nas redes sociais e ao site g1, a cirurgia, inicialmente marcada para o dia 18, foi antecipada para o domingo anterior, 15, a pedido do médico responsável, com quem o casal havia saído na noite anterior.

Elgar conta que chegou a questionar a mudança na data, já que todos haviam virado a noite, mas foi tranquilizado pelo profissional, que garantiu não haver riscos.

O procedimento, feito por meio de permuta, ocorreu por volta das 23h daquele domingo. Horas depois, Ana Bárbara sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. O marido afirmou que a equipe médica demorou a dar informações claras sobre o estado da paciente e que, após notar a movimentação estranha dos funcionários, procurou por respostas.

"Falaram para eu ir para o quarto, os assistentes estavam agindo de forma estranha. Fiquei 1h15 esperando recebê-la", relatou. "Desci para o térreo e um médico falou que o coração dela estava batendo de forma lenta, outro já disse que ela já estava morta "

A polícia turca foi acionada e os médicos chegaram a ser detidos para prestar depoimento. Em comunicado divulgado por meio do X (antigo Twitter), o diretor Provincial de Saúde de Istambul, Abdullah Emre Güner, afirmou que o caso será investigado e que inspeções já foram feitas no hospital, na clínica cirúrgica e no consultório médico do responsável.

O corpo de Ana Bárbara será cremado neste sábado, 21, em Maputo. As cinzas devem ser enviadas posteriormente para Belo Horizonte, onde vive sua família.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).