A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), investiu cerca de R$ 184 mil na compra de 13 bafômetros.
Os instrumentos serão destinados à Polícia Militar (PM) dos municípios de Ponta Porã, Terenos, Água Clara, Anastácio, Aquidauana, Nova Andradina, Ivinhema, Jardim, Batayporã, Chapadão do Sul, Dourados, Costa Rica e Inocência.
Espera-se que os etilômetros sejam usados ainda nas operações de fim de ano. O objetivo é frear a embriaguez ao voltante, e consequentemente, eliminar acidentes e mortes.
“Vai nos auxiliar muito nas operações de lei seca” , disse Nedson Veiga Lino, tenente-coronel e comandante do Batalhão da PM de Aquidauana.
O bafômetro é um equipamento que detecta o nível de álcool no sangue por meio do ar exalado dos pulmões do condutor.
O teste do bafômetro funciona da seguinte maneira: o motorista deve soprar um tubo presente no equipamento.
Em seguida, o ar pulmonar é levado ao catalisador para que o álcool expirado reaja com o oxigênio contido ali dentro.
O chip do aparelho faz o cálculo de concentração de álcool no sangue e mostra o resultado no visor.
A Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008, proíbe o ato de dirigir após ingerir bebida alcoólica. A multa chega a R$ 2.934,70 para quem comete o delito.
O sujeito também pode pegar de 6 meses a 3 anos de prisão, com possibilidade de recolhimento da Carteira Nacional de Motorista (CNH) e retenção do veículo.