Cidades
SEGURO SOCIAL

INSS pratica novas regras de atendimento ao público com mudanças no agendamento e acompanhante

Entre alterações que passam a valer hoje (4), pessoas com deficiência auditiva podem ter acompanhante e identidade rasurada de mais velhos deve ser aceita

Leo Ribeiro

04/07/2022 11:35

 

Para cumprir a regulamentação feita ainda em agosto de 2021, o Instituto Nacional do Seguro Social passa a funcionar com novas regras de atendimento a trabalhadores, aposentados e pensionistas.  

Conforme a Portaria que edifica as mudanças, as agências do Instituto funcionarão por 12 horas todos os dias, sendo metade dessa carga horária destinada ao atendimento ao público.  

Segundo resposta obtida pelo Correio do Estado, os atendimentos presenciais em dias úteis devem iniciar até as 08h.  

Aquelas pessoas que possuírem perícias médicas agendadas e a outros atendimentos internos, terão o horário da tarde para sanar seus problemas, com atendimento até 18h.  

Ainda, essa norma traz de volta o agendamento prévio para ser atendido nas agências, em quase todas as situações, que não estava sendo cobrado desde o início de março deste ano.  

Essa visita poderá ser agendada através do aplicativo Meu INSS, ou pelo telefone 135.

Ainda, o Instituto salienta que os casos mais complexos ou que não possam ser resolvidos de forma remota podem ser agendados na Central 135 ou excepcionalmente nas agências, na modalidade “atendimento específico”.

Entre os atendimentos específicos autorizados estão:  

  • Impossibilidade de informação ou de conclusão do pedido pelos canais remotos;
  • Quando a Central 135 não puder atender à demanda e houver orientação para que o operador mande o interessado a uma agência;
  • Recursos pedidos por empresas
  • Pedido de contestação de Nexos Técnicos Previdenciários (NTEP);
  • Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Reativação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), após atualização do CadÚnico;