Clique aqui e veja as últimas notícias!

DIA DA MULHER

Mulheres exercem 36% do mercado de trabalho formal em Mato Grosso do Sul

Profissões que antes eram ocupadas majoritariamente por homens, hoje também são exercidas por mulheres
08/03/2021 10:13 - Naiara Camargo


Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2020, foram contratados 213.034 trabalhadores no mercado de trabalho formal no Estado. Desse número, 76.930 são mulheres, o que representa o percentual de 36,11%.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado nesta segunda-feira (8). Em uma data tão especial, é importante lembrar que o público feminino avança para as mais diversas profissões, inclusive aquelas que são consideradas pela sociedade como “serviços de homem”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O setor que tem maior participação feminina é o de serviços (36.920). Em segundo lugar, vem o comércio (25.459), em terceiro indústria (12.348), em quarto construção civil (1.109), e, por último, agropecuária (1.094).

Oportunidade

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab-MS) lançou o MS Contrata+, que é um aplicativo que visa facilitar o processo empregatício. São duas plataformas: MS Contrata+ para trabalhadores e MS Contrata+ para empregadores.

A inovação permite que o cidadão procure empregos por meio do MS Contrata+ para trabalhadores e o empregador procure por funcionários por meio do MS Contrata+ para empregadores.

“A ferramenta dá oportunidade tanto a quem busca emprego, tanto a aquele empregador que oferece o emprego, para que por meio digital ele possa fazer toda essa conexão”, declara o governador do Estado, Reinaldo Azambuja.

Na plataforma, o trabalhador cadastra seu currículo, expõe suas experiências, qualificações e pretensões. A partir de então, ele pode receber convites de entrevista e participar de seleções.

Já o MS Contrata+ para empregadores, possibilita que o empregador contrate um empregado, consultando os perfil dos profissionais em qualquer profissão.

Centenas de categorias podem ajudar o empresário a encontrar o funcionário ideal.

Além disso, a plataforma mostra os profissionais que moram mais perto do endereço informado pelo sistema. O app está disponível nas versões iOS e Android.

Esse sistema, além de facilitar a vida de quem busca por uma vaga de emprego e de quem quer empregar, também evita as aglomerações em tempos de pandemia e impede que a pessoa saia de casa sem necessidade.

Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (FUNSAT)

É o órgão da Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) que dá orientações à empregadores e empregados; viabiliza a carteira de trabalho digital; formaliza e regularizar o registro do Microempreendedor Individual (MEI) e proporcionar inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Todas as medidas de biossegurança são tomadas no local para conter a proliferação do novo coronavírus. Disponibilização de álcool gel, distanciamento entre cadeiras e pessoas e uso obrigatório de máscara são alguns dos protocolos.

Está localizada na rua 14 de Julho, número 992, Vila Glória, na Capital.

Assine o Correio do Estado