Clique aqui e veja as últimas notícias!

RECURSO FEDERAL

Município de MS receberá R$ 1 milhão para recuperar estragos de chuvas

Novo Horizonte do Sul teve situação de emergência deferida pela União
31/07/2019 16:01 - GLAUCEA VACCARI


 

Município de Novo Horizonte do Sul, lozalizado no sul do Estado, receberá pouco mais de R4 1 milhão para ações de recuperação aos estragos provocados por chuvas intensas que atingiram a região. Recursos foram liberados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), e decisão publicada hoje (31) no Diário Oficial da União.

Conforme o Ministério, no Estado, os recursos serão utilizados para a construção de linhas de escoamento de águas pluviais, escadas de amortecimento e dissipadores de energia, além da reconstrução de uma ponte e a contratação de serviços de terraplanagem.

Por conta dos desastres naturais, o município decretou estado de emergência ou calamidade pública, que foi deferido pelo Governo Federal após análise dos decretos municipal e estadual, que apresentaram diagnóstico dos danos e plano de trabalho para execução das ações.

Além de Mato Grosso do Sul, também receberão recursos, no valor total de R$ 1,6 milhão, os municípios de Cachoeira do Macacu (RJ), Guidoval (MG), Conceição do Lago-Açu (MA) e Barra do Rio Azul (RS), que registraram chuvas intensas, enxurradas e inundações. Novo Horizonte do Sul receberá o maior montante.

CHUVAS

Fortes chuvas que atingiram Novo Horizonte do Sul causaram danos e prejuízos ao município, levando a prefeitura a decretar a situação de emergência. Por conta do agravamento da situação, o governo homologou o decreto municipal de situação de emergência

Além da chuva causar vários estragos na cidade, principalmente na área rural, as erosões atingiram o lençol freático e a cidade também teve emergência decretada por conta do fenômeno chamado de voçoroca, que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pela água onde a vegetação não protege mais o solo e o mesmo fica suscetível de carregamento por enxurrada.