Cidades

BOM DIA MEGA NOTÍCIAS

Mutuários da Emha têm até dia 06 para acertar contas

Mutuários da Emha têm até dia 06 para acertar contas

DA REDAÇÃO

02/12/2011 - 00h01
Continue lendo...

O diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação, Paulo Matos, participa nesta sexta-feira (2) do Bom Dia Mega Notícias – Mega 94 FM para dar mais informações sobre o prazo de encerramento Programa Morar Bem Azul, que concede até 50% de desconto nos juros, multa e honorários e mais 10% sobre o saldo principal atrasado. A entrevista está agendada para as 7h25min e pode ser acompanhada pela internet: www.mega94.com.br

Paulo Matos adiantou para a produção do jornalismo da Mega 94 FM que, além da renegociação dos débitos, os beneficiários poderão regularizar a titularidade das casas e promover a quitação integral do imóvel ou amortização parcial do saldo devedor.

RÉGUA DE LADÁRIO

No Dia do Pantanal, nível do Rio Paraguai volta a ficar acima de zero

Em 17 de outubro o nível chegou a 69 centímetros abaixo de zero, no pior nível em 124 anos. Dia do Pantanal é uma homenagem ao ambientalista Francelmo

12/11/2024 12h30

Chuva na Bolívia ajudou e em pouco mais de três semanas, nível do Rio Paraguai subiu 71 centímetros na região de Corumbá e Ladário

Chuva na Bolívia ajudou e em pouco mais de três semanas, nível do Rio Paraguai subiu 71 centímetros na região de Corumbá e Ladário

Continue Lendo...

Depois de atingir seu mais baixo nível em 124 anos, no dia 17 de outubro, com 69 centímetros abaixo de zero, o nível do Rio Paraguai subiu 71 centímetros nos últimos 26 dias e nesta terça-feira (12) voltou a ficar acima de zero na régua de Ladário, que é referência na medição do principal rio pantaneiro.

Nesta terça-feira, Dia do Pantanal em homenagem ao ambientalista Francelmo, o nível do rio amanheceu com dois centímetros acima de zero, o que não ocorria desde o dia 25 de agosto. Desde que acabou o período de vazante, no dia 18 de outubro, o nível tem subido uma média de 2,7 centímetros por dia. 

Esta elevação, a mais rápida dos últimos sete anos para esta época do ano, ocorre principalmente por conta de chuvas registradas em território boliviano e na região mais ao norte de Mato Grosso do Sul. 

No ciclo passado, por conta da escassez de chuvas, o nível do rio parou de baixar somente nos primeiros dias de janeiro de 2024 e, mesmo assim, em seu pico, chegou a apenas 1,47 metro, caracterizando-se numa das menores cheias já registradas desde o início das medições feitas pela Marinha, em 1900.

Segundo o pesquisador Carlos Padovani, da Embrapa Panantal, a menor cheia registrada desde 1900 ocorreu em 1971, ano em que máxima foi de apenas 1,11 metro. Antes disso, em 1964, o pico havia ficado de apenas 1,33 metro. 

E foi naquele  ano (64) em que também havia sido registrado o nível mais baixo até hoje,  de 61 centímetros abaixo de zero na régua de Ladário. Este recorde negativo foi superado em outubro (17) deste ano, quando o nível na régua de Ladário marcou 69 centímetros abaixo de zero. 

Mas, apresar desta rápida recuperação do nível, o rio está longe de recuperar seu vigor. Somente depois que chegar a pelo menos um metro na régua de Ladário é que embarques de minério poderão ser retomados nos portos de Corumbá e Ladário. 

Ao atingir do momento em que a água atinge um metro, as embarcações conseguem descer pela hidrovia com cerca de 70% da capacidade, já que existem três grandes bancos de areia entre Corumbá e Porto Murtinho que atrapalham a passagem dos comboios. A navegação com carga total ocorre somente depois que o nível chega a 1,5 metro. 

Entre janeiro e setembro deste ano, por conta da estiagem extrema que começou ainda em setembro do ano passado, o transporte de minérios caiu 59,6% na comparação com igual período de 2023, recuando de 6,88 milhões de toneladas para 2,78 milhões, conforme dados a Agência Macional de Transporte Aquaviário (ANTAQ). 

DIA DO PANTANAL 

O dia 12 novembro como Dia do Pantanal e foi instituído pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) em 2008, em homenagem ao ambientalista Francisco Anselmo de Barros, apelidado de Francelmo, que morreu em 2005, aos 65 anos, após atear fogo no próprio corpo em protesto na região central de Campo Grande. Ele protestava contra o plantio de cana no região pantaneira. 

Ele ambientalista estendeu dois colchonetes em forma de cruz na calçada, ensopou-os com gasolina e ateou fogo. Francisco teve 100% do seu corpo queimado e levado à Santa Casa, mas morreu horas depois. 

Após a morte de Francelmo, foram descobertas 15 cartas deixadas por ele, destinadas à familiares, colegas ambientalistas e também à imprensa.

"Foi difícil tomar essa decisão de sã consciência. A minha vida sempre foi um sacerdócio em defesa da natureza. É a nossa casa e o presente maior de Deus. Se ele deu a vida por nós, eu estou dando a minha vida por ele, defendendo o futuro dos nossos filhos. [...] Continuem a luta por mim", escreveu Francelmo em uma das cartas deixadas por ele.

 

CONCORRIDO

Vestibular para medicina da UEMS tem 164 candidatos por vaga

Outros três cursos aparecem como os mais concorridos na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), sendo eles Psicologia, Direito e Fonoaudiologia; provas serão no dia 24 de novembro

12/11/2024 12h15

Medicina, Psicologia e Direito são os cursos mais concorridos na UEMS

Medicina, Psicologia e Direito são os cursos mais concorridos na UEMS Bruno Henrique - Arquivo/Correio do Estado

Continue Lendo...

O Vestibular 2025 da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) teve recorde no número de inscritos, com 10.730 alunos interessados nos 30 cursos oferecidos pela faculdade. Porém, quatro levam destaque pela sua alta concorrência: Medicina, Psicologia, Direito e Fonoaudiologia.

Segundo informações divulgadas pela UEMS à reportagem do Correio do Estado, 38,32% dos interessados em ingressar na universidade estadual escolheram medicina, ou seja, 4.112 inscritos. No edital, a faculdade sul-mato-grossense prevê 25 vagas via vestibular, portanto, 164 candidatos por vaga.

Na sequência aparece o curso de Psicologia, do qual garante 20 vagas em Campo Grande e Coxim. Na Capital, 656 se mostraram interessados no curso, ou seja, 32,8 candidatos por vaga. Já em Coxim, o número de inscrições é menor, com 310 e 15,5 candidatos por vaga.

O curso de Fonoaudiologia só é ofertado pela universidade em Campo Grande, prevendo a garantia de 16 vagas. Ao todo, 335 estudantes colocaram o curso como primeira opção, sendo assim, 20,9 candidatos por vaga.

Por último, o curso de direito teve alto números de inscritos em Dourados (530), Campo Grande (726), Naviraí (396), Aquidauana (444) e Jardim (399). Confira candidatos vaga em cada uma das cidades no curso de direito:

  • Dourados: 20,3 candidatos por vaga;
  • Campo Grande: 40,3 candidatos por vaga;
  • Naviraí: 15,2 candidatos por vaga;
  • Aquidauana: 17 candidatos por vaga;
  • Jardim: 19,95 candidatos por vaga;

Visualize o edital completo do Vestibular 2025 da UEMS clicando aqui.

Enem perde força

Um levantamento realizado pelo Correio do Estado constatou que a maioria das vagas para cursos de graduação ofertadas pelas universidades públicas de Mato Grosso do Sul são destinadas a "métodos próprios" de ingresso, seja por meio de vestibular ou outros programas de processo seletivo.

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) é a que disponibiliza o maior percentual de vagas para o Sisu. Na instituição, 50% das vagas são para ingresso através do Enem, e outros 50% de vestibular próprio e demais processos seletivos.

Para 2025, serão ofertadas 2.637 vagas. Destas, 708 serão para o Processo Seletivo Permanente UEMS 2025, e 641 para o Vestibular. As demais, são destinadas para o Sisu.

Provas

As provas do vestibular serão realizadas em 24 de novembro de 2024, das 8h às 13h (horário de MS), nos municípios de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

A prova é composta com 60 questões objetivas do tipo múltipla escolha.

As áreas do conhecimento cobradas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação.

O candidato deve comparecer ao local de provas com 30 minutos de antecedência, portando documento oficial com foto e caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente.

Serão aceitos somente os documentos de identificação: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valham como identidade; carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação.

Reserva de vagas

É possível ingressar na universidade por meio de:

I - Acesso Universal (Ampla Concorrência)

II - Reserva de Vagas, sendo:

  • 20% para candidatos(as) ao regime de cotas para Negros(as) (pretos(as) e pardos(as)) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola(s) pública(s);
  • 10% para candidatos(as) ao regime de cotas para Indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola(s) pública(s);
  • 10% para candidatos(as) ao regime de cotas para Residentes em Mato Grosso do Sul há mais de 10 anos;
  • 5% para pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (PCD).

Confira o conteúdo da prova aqui.

*Colaborou Alanis Netto e Naiara Camargo

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).