Cidades

CAMPO GRANDE 120 ANOS

Na era da internet e shopping, animais e tradição ainda motivam jovens em desfile

Público estimado já é de 25 mil pessoas, diz PM

RAFAEL RIBEIRO E IZABELA JORNADA

26/08/2019 - 10h16
Continue lendo...

Estamos em 2019. E mais uma vez o Desfile Cívico-Militar de aniversário de Campo Grande atraiu um bom número de presentes, cerca de 25 mil até a publicação desta reportagem, e principalmente de crianças e adolescente.

O parodoxo é evidente. Afinal, como na 120ª edição do evento, algo que possa ser considerado antiquado consegue atrair os jovens, cada vezmais ligados em computadores, vídeo-game, computadores e shoppings?

O Correio do Estado perguntou a eles e as respostas são surpreendentes. Muitos gostam simplesmente de fazer parte de um evento tão tradicional da cidade, que se mantém intacto aolongo das décadas.Mas peculiaridades existentes também são atrativos.

"Eu acordei cedo e vim. 
Gosto de prestigiar todo ano, gosto da parte das Forças Armadas, dos cavalos e dos cães (ambos do Exército e da Polícia Militar", disse o adolescente Miguel Costa, de 16 anos.

Tudo bem, se as Forças Armadas voltaram a ser moda com a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), capitão reformado do Exército, à Presidência no ano passado, muitos vão além e o próprio orgulho de ser campo-grandense explica a motivação para acordar cedo e acompanhar os desfiles, que esse ano acontecem na Rua 13 de Maio.

"Gosto de vir porque virou tradição na minha casa. E é bom ver as crianças começarem desde pequenas a desfilar. Nunca desfilei mas tenho vontade", disse a jovem Bárbara Romão, de 15.

O desfile deste ano reúne 54 entidades, entre escolas, associação de moradores, corporações militares, colônias, clubes, federações e associações beneficentes, além de bandas e fanfarras.

Com a Rua 14 de Julho em obras pelo Reviva Centro, o desfile de aniversário de Campo Grande é realizado na 13 de Maio.

O novo endereço não causou estranheza aos participantes habituantes, mas mudou o cenário. O número de vendedores ambulantes é bem abaixo do registrado em anos anteriores. Ajudou o horário de começo da festa, às 7h30, que assim conseguiu se antecipar ao forte calorão previsto.

“Friozinho tá bom, não tá aquele calorão. Mas cheguei agora e não tem lugar pra sentar. Não tem brinquedos , poucos ambulantes, mas é melhor assim, para as crianças não pedirem", disse a copeira Ana Carolina, 33 anos, que foi ao local com os dois filhos pequenos, de 9 e 8 anos.

A expectativa da Prefeitura era para um público de 30 mil, público do ano passado. Segundo o tenete-coronel da PM Claudemir de Melo, responsável pelo policiamento, a média já era de 25 mil pessoas às 10h30. Não houve registrados de ocorrências de destaque até a publicação desta reportagem.

"Está mais tímido esse ano por causa das obras, pessoal não tinha onde estacionar e também porque é feriado prolongado, muitos viajaram pegaram sábado domingo e emendaram hoje. Mas os terminais e os pontos de ônibus estão lotados e as pessoas estão chegando ainda . A festa tá bonita", disse.

Proporcionalmente os 25 mil presentes em Campo Grande são maiores que os dois desfiles cívicos regionais de maior atenção da mídia do Brasil, o da Revolução de 9 de Julho, em São Paulo (SP), que este ano reuniu 20 mil pessoas, e o de Santo Expedido, padroeiro do Rio de Janeiro (RJ), que teve 15 mil acompanhantes em 2019.

Cidades

Homem é preso após arrombar escola e invadir casas em Campo Grande

Crimes aconteceram no início da noite deste sábado (22); um cachorro da raça buldogue também foi ferido durante a ação

23/03/2025 12h00

Homem é preso após arrombar escola e invadir casas em Campo Grande

Homem é preso após arrombar escola e invadir casas em Campo Grande Gerson Oliveira

Continue Lendo...

No início da noite deste sábado (22), um homem de 37 anos foi flagrado furtando uma escola localizada no bairro Monte Castelo, em Campo Grande. Segundo informações da Polícia Militar, um morador da região ouviu um barulho e, ao verificar, viu o suspeito jogando uma câmera de segurança no chão. O colégio, que está em funcionamento, ainda possui um muro sem pintura, o que pode ter facilitado o acesso do criminoso.

A equipe policial foi acionada via COPOM e se deslocou até o endereço, onde encontrou o suspeito dentro da escola. Com o apoio de outras equipes, os policiais tentaram capturá-lo, mas, durante a ação, ele arrebentou uma janela e fugiu. Durante a fuga, invadiu quatro residências próximas.

Após aproximadamente 40 minutos de buscas, o suspeito foi encontrado escondido na sacada da varanda de um imóvel. Antes da detenção, ele deixou um rastro de destruição: além de furtar cerca de 80 metros de fios, câmeras de segurança, ferramentas e equipamentos eletrônicos da escola, ele invadiu outras residências, causando danos significativos.

Em uma das casas, pertencente a um aposentado, o suspeito estourou a porta dos fundos e separou ferramentas e uma TV de 50 polegadas para levar, mas não conseguiu fugir com os itens devido à chegada da polícia. 

Já em outra residência, ele quebrou o para-brisa de um veículo Nissan Kicks. Na última casa em que invadiu, o homem conseguiu subtrair um controle remoto de TV, arrancou uma televisão de 75 polegadas do painel, danificou a cerca elétrica, agrediu um cachorro da raça buldogue, deixando-o ferido, e deixou marcas de sangue pelo local.

Após intensa perseguição, o homem foi finalmente capturado, durante a abordagem, ele resistiu à prisão com socos e pontapés, sendo necessário o uso de algemas para contê-lo. O suspeito apresentava diversas escoriações superficiais, causadas durante a fuga ao pular muros, janelas e cercas elétricas.

A polícia encaminhou o homem ao Centro Especializado de Polícia Integrada (CEPOL) para as providências cabíveis. As vítimas não compareceram à delegacia no momento do registro da ocorrência. Por fim, as autoridades informaram que as residências afetadas possuem câmeras de monitoramento e que as imagens serão apresentadas posteriormente para a investigação.

O caso foi registrado como violação de domicílio, dano, resistência, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, furto qualificado com abuso de confiança ou mediante fraude ou escalada e destreza, na forma tentada. 

Assine o Correio do Estado
 

Cidades

Inmet coloca todos os municípios de MS em alerta de chuva e vendaval

Conforme o instituto, há possibilidade de chuva de até 50 milímetros e ventos intensos nas próximas 24 horas

23/03/2025 11h30

Inmet coloca todos os municípios de MS em alerta de chuva e vendaval

Inmet coloca todos os municípios de MS em alerta de chuva e vendaval Gerson Oliveira

Continue Lendo...

Mato Grosso do Sul está sob alerta de chuva e ventos intensos pelas próximas 24 horas. A informação está no aviso meteorológico publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste domingo (23).

Segundo a instituição, todos os 79 municípios do estado estão sob "alerta amarelo". A cor representa o perigo potencial para fortes chuvas, que podem ocorrer com fortes ventos.

Há possibilidade de chuvas com até 50 milímetros, além de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora.

O alerta é válido do meio-dia deste domingo (23) e segue até às 10 horas da manhã de segunda-feira, dia 24 de janeiro.

Previsão do tempo

O domingo (23) será de muito calor em grande parte de Mato Grosso do Sul, com temperatura máxima de 35ºC em Campo Grande e 33ºC em Porto Murtinho.

Segundo as previsões do Inmet, as temperaturas seguem elevadas e atingem os 34ºC em Coxim, e 34ºC em Sonora, município que pode contar com pancadas isoladas de chuva ao longo do dia.

Na porção norte do Estado, Costa Rica pode registrar temperatura mínima de 20ºC, enquanto a máxima deve chegar à casa dos 34ºC, condições vistas em Chapadão do Sul, município distante cerca de 50 km da Capital, onde a máxima fica em torno dos 34ºC.

Em Ponta Porã, próximo à fronteira com o Paraguai, a mínima fica em torno dos 21ºC com temperatura máxima de 33ºC. Já em Cassilândia, a temperatura mínima atingiu os 22ºC com máximas de 32ºC no decorrer do dia. 

Já em Corumbá, município que faz fronteira com a Bolívia, a temperatura máxima atinge a faixa dos 35ºC, local, onde apesar do calor, pode ocorrer chuvas isoladas já nas próximas horas.

Em caso de emergência, procure as autoridades

A condição indicada pelo Inmet favorece ocorrência acidentes, em razão da queda de galhos de árvores,alagamentos e de descargas elétricas. Nesse sentido, o instituto alerta a população para que não se abriguem debaixo de árvores, em razão do risco de queda e raios.

Também não se é recomendável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite ainda usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergência, necessidade de mais informações ou contatos de socorro, a população deve ligar para a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Março

O mês de março do ano passado foi o menos chuvoso do ano. A chuva acumulada ficou 87% abaixo do que era esperado, que é de 149 mm neste período.

Neste ano, em janeiro choveu 50,8 mm e, em fevereiro, 116 mm, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A tendência da escassez de chuvas deve seguir para os próximos meses na maioria dos municípios do Mato Grosso do Sul.

Devido as previsões meteorológicas para os próximos meses indicarem temperaturas elevadas, acima da média histórica, e chuvas abaixo da média, o Governo do Estado já antecipa as medidas preventivas e estruturação das equipes para combate no Pantanal sul-mato-grossense, já que a mudança no clima deve aumentar a possibilidade de incêndios no bioma.

O Governo deve reeditar a operação realizada no ano passado para o Pantanal.

Embora tenham ocorridos incêndios tendo 17% do bioma destruído pelo fogo, não se repetiu a catástrofe verificada em 2020 quando mais de 4 milhões de hectares foram queimados.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).