Clique aqui e veja as últimas notícias!

ENEM 2020

De 82 mil inscritos, mais de 47 mil faltaram no primeiro dia do Enem em MS

Em ano de pandemia, apenas 35,3 fizeram a prova; Índice de abstenção foi de 57,2% no Estado
18/01/2021 11:18 - Glaucea Vaccari


Dos 82.638 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso do Sul, apenas 35.328 compareceram aos locais de prova neste domingo (18).

Ou seja, 47.310 estudantes faltaram no primeiro dia de provas do Exame, o que resulta em uma abstenção de 57,2%, acima do índice nacional, que foi de 51,5%.

Dados foram divulgados nesta segunda-feira (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Últimas notícias

Em Mato Grosso do Sul, o Enem foi aplicado em 41 municípios. No total, foram 218 locais de aplicação e 3.045 salas de prova. 

O índice de abstenção foi o terceiro maior no Brasil. O estado com maior número de faltas foi Rondônia (654,5%), no entanto, não houve aplicação de provas nos municípios rondonienses de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura, o que impactou no resultado. Roraima foi o segundo estado com mais abstenção, de 59,3%.

A pandemia da Covid-19 foi o principal motivo para o número recorde de faltas, segundo o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Para a realização do Enem, regras de biossegurança foram adotadas, como obrigação do uso de máscaras e álcool em gel e distanciamento entre os candidatos, entre outras.

No Estado, as medidas foram aprovadas pelos estudantes. 

Neste domingo, os participantes realizaram as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação, que teve como tema "o Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira".

Candidatos que faltaram no primeiro dia de provas não podem comparecer no segundo dia, que será no domingo (24).

Exceção fica por conta dos que apresentaram sintomas da covid-19 ou de outras doenças infectocontagiosas, que podem acionar o Inep e solicitar a reaplicação, que será nos dias 23 e 24 de fevereiro. Nestes casos, é necessário apresentar laudo médico.

Conforme o Inep, quem fez a primeira prova, mas apresentar sintomas a partir de hoje, não deve comparecer ao segundo dia de aplicação, no domingo. Estes candidatos também terão direito a reaplicação.

No próximo domingo (24), serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza. 

Este ano, o exame terá também uma versão online, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.