O dia 12 de outubro é dedicado a celebrar Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Anualmente, a data reúne fiéis em diversos cantos do país, que agradecem as graças alcançadas pela intercessão da santa.
Em Campo Grande, uma das celebrações é feita na Casa de Formação, reunindo as paróquias Santa Rita de Cássia, São Martinho de Lima e Divino Espírito Santo.
Núbia Cristal do Maciel, da paróquia Divino Espírito Santo, participa da romaria há mais de 10 anos, e contou à reportagem que o intuito principal sempre é agradecer. Neste ano, a celebração tem um gostinho especial: Núbia foi aprovada em um concurso, motivo de muitas orações nos últimos anos.
"Graças à Nossa Senhora eu passei em um concurso, então só tenho a agradecer, pela aprovação e pela saúde da nossa família", disse.
Foi a família que a tornou tão próxima da fé, já que desde adolescente era levada pela mãe, junto com a irmã, à igreja e à procissão de Nossa Senhora Aparecida.
Cícera Moraes, de 74 anos,conta que já foi para a cidade de Aparecida, popularmente conhecida como "Aparecida do Norte", localizada no interior de São Paulo, onde fica o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que tem, em seu interior, a imagem símbolo da Padroeira do Brasil exposta.
Nas oportunidades em que não consegue viajar até Aparecida, Cícera participa da romaria realizada em Campo Grande. Segundo ela, a santa já intercedeu e a livrou em tantas oportunidades que fica até difícil listar todas elas.
"Sou pidona, peço muitas graças, muitas bençãos, e agradeço. E coloco toda a minha família e toda a minha comunidade nas mãos de Nossa Senhora", afirmou.
Enquanto alguns já participam anualmente há décadas, outros estão vivendo a celebração pela primeira vez, como é o caso de Mariane Martinez.
"O que me trouxe foi a comunidade e o trabalho voluntário, o trabalho em prol do próximo. Estive um pouco afastada da igreja e agora voltei para a igreja novamente", revelou.
Emocionada, ela contou que a perda do pai fez com que ela se afastasse um pouco da igreja, já que foi bastante difícil lidar com o luto. Agora, o pedido à Nossa Senhora Aparecida é para que a santa reestruture a família, que ainda está aprendendo a lidar com a ausência.
"Peço sempre à Nossa Senhora que reestruture a minha família. Éramos muito unidos e, depois da morte do meu pai, nos separamos um pouco. Deixamos um pouco a igreja porque toda perda tem um sofrimento e seu luto. Passei pelo meu luto e voltei novamente para a Igreja. Isso fez com que o meu coração se voltasse aos olhos de Maria. E hoje eu estou pedindo isso, essa graça, para ela restaurar a minha família. Que os meus irmãos voltem a tocar na igreja e a minha mãe esteja sempre conosco", compartilhou.
Mariane foi à romaria acompanhada do filho e do esposo, e espera que, no ano que vem, os irmãos e a mãe compareçam também.
A estimativa é de que 4 mil fiéis tenham participado da procissão e da missa, realizadas nesta manhã.
Na galeria abaixo, você confere alguns registros de como foi a celebração da Santa Padroeira do Brasil.
Foto: Paulo Ribas/Correio do Estado
Assine o Correio do Estado.