Governo de MS concluíu nesta semanas as duas primeiras licitações do pacote de obras, e redução sobre o valor máximo estipulado ficou abaixo de 2%
Com deságio mínimo, o Governo do Estado conseguiu concluir nesta semana as duas primeiras licitações do pacote de obras de pavimentação que pretende realizar com o empréstimo de R$ 2,3 bilhões assinado em novembro do ano passado com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). As duas licitações são referentes a 34 dos 570 quilômetros previstos.
Publicação do diário oficial desta sexta-feira (18) concluiu a licitação para a pavimentação de 17 quilômetros da MS-444, em Selvíria. A obra terá preço inicial R$ 39.305.170,97, o que é apenas 1,6% abaixo do máximo estipulado pela Agesul, que era de R$ 39,97 milhões, indicando que, aparentemente, houve interesse mínimo das empreiteiras pela obra.
A empresa vencedora é a Avance Construtora, de Campo Grande, que já tem uma série de contratos milionários com a administração estadual, como cascalhameto de uma estrada no Pantanal e obas de recapeamento na cidade de Paranaíba.
Os 17 quilômetros cujo resultado da licitação foi oficializado nesta sexta-feira referem-se somente a uma parte (lote 3) da pavimentação da MS-444. A previsão é que sejam lançadas outras duas licitações para concluir outros 30 quilômetros desta rodovia. Por enquanto, sem as duas outras etapas, o asfalto vai acabar “no meio do nada”.
Uma segunda licitação do pacote de obras bancadas pelo BNDES foi concluída na quarta-feira (16), prevendo a pavimentação de quase 17 quilômetros da MS-380, em Ponta Porã. Apesar de ter praticamente a mesma distância (17 km) que a obra em Selvíria, o custo será 59% maior, chegando a R$ 62,59 milhões.
A vencedora da disputa é a empresa Nosde Engenharia, de Naviraí, que também tem uma série de contratos do o Govendo do Estado em municípios como da região sul do Estado. Ela ofereceu deságio de apenas 0,99% sobre o valor máximo estipulado pela Agesul, que era de R$ 63.224.386,00.
A licitação é relativa somente ao primeiro dos dois lotes da rodovia, que tem em torno de 32 quilômetros, nos quais existe a previsão de investimento da ordem de R$ 141 milhões. Ou seja, no segundo lote devem ser investidos outros R$ 78,5 milhões. A licitação para a segunda etapa já está na fase final.
Este trecho faz parte dos 247 quilômetros de asfalto novo cujos editais de licitação já estão em andamento em que devem ser concluídos antes do final de 2025. A previsão é de que parte destas obras comece ainda neste ano.
Com os R$ 2,3 bilhões do BNDES, o Governo do Estado pretende melhorar 818 quilômetros de rodovias estaduais. Para isso, terá de entrar com uma contrapartida de R$ 300 milhões. A previsão é de que sejam 570 quilômetros de asfalto novo e outros 250 quilômetros em pistas que serão restauradas.