Clique aqui e acompanhe o resultado das Eleições 2020

AFETO

No Dia Mundial do Pão, confira táticas de como ter pão sempre fresquinho em casa

De descendência italiana, Camila Santana se inspirou no cheiro da padaria para entrar no ramo da panificação
16/10/2020 08:24 - Carol Alencar Cozzatti


Quentinho ele é irresistível. Pode ter vários formatos, cores, tamanho e recheio. Hoje, 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial do Pão, ‘item’ essencial na mesa dos brasileiros, seja no café-da manhã, hora do lanche ou no jantar.

Fascinada pelo cheiro, a padeira Camila Santana, 35 anos, conta que tinha que 'cuidar' o cheiro no ar para buscar pães para a família. “Morávamos em São Paulo e lá tudo é pão; lembro que a padaria ficava numa subida e sempre que eu ia buscar pão, ele não tava pronto, depois dessa técnica com o cheiro no ar, sempre chegava na hora do pão quentinho”, conta.

Camila tem descendência italiana e sempre tem no cardápio da família, massas e pães. Foi num programada da Ana Maria Braga que despertou o interesse, já enraizado, em fabricar pães. “Certo dia vi uma receita no programa dela e me aventurei sozinha em casa, fiz uns pães deliciosos, era tão bom que logo em seguida tive a ideia de vender para ajudar na renda da família, nunca mais parei”, comenta Camila.

Logo depois da ideia, ela foi se aprofundar e entrou para o ramo da panificação. “Fazer pães é minha paixão, hoje vivo disso e ensino as pessoas a produzirem seus próprios pães”, finaliza.

 

 
 

Sempre fresquinho

Mas não há nada mais desagradável do que ter vontade de comer um pão fresquinho e encontrá-lo ressecado ou todo emolorado.A consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos industrializados (ABIMAPI), Maria Julia Couto separou sete dicas de como armazenar corretamente para conservar o pão de forma por mais tempo.

1) Nunca deixe a embalagem do pão aberta;

2) Fechar bem o pacote com o arame bem rente ao pão toda vez que usar;

3) Guardar em lugares limpos, secos e arejados, longe de produtos de limpeza ou odores fortes;

4) Não guardar o pão dentro ou em cima do micro-ondas, pois o calor prejudica a conservação e a qualidade do produto;

5) Evite a exposição ao ar, sol direto ou calor de lâmpadas;

6) Guardado na geladeira é possível conservá-lo por mais tempo. Mantenha-o na parte menos úmida e longe de gotas d`água;

A especialista alerta ainda que na hora da compra, o consumidor deve se atentar a exposição do produto, principalmente se ele está em gôndola arejada e fresca e pontua: “observar o cheiro do produto e prazo de validade são essenciais na hora de comprar o pão”. 



 

 
 

Felpuda


A futura composição  dos 29 vereadores  em Campo Grande poderá ser diferente  da que foi oficializada, segundo o que  se tem ouvido,  com certa frequência, nas rodinhas de conversas dos meios políticos.  

Nova distribuição  das cadeiras poderá ocorrer e, assim, quem está prestes a entrar com pompa e circunstância poderá nem passar pela porta de entrada  e tomar posse de cadeira  para chamar de sua.  

O caldeirão está fervendo.