Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CAPACIDADE MÁXIMA

No limite, pacientes do Hospital Regional são transferidos para a Santa Casa

Enfermos não estão com covid-19 e também estão sendo encaminhados para unidades como o Hospital do Câncer
07/07/2020 19:21 - Nyelder Rodrigues


 

Cerca de 40 pacientes internados em Campo Grande no Hospital Regional, unidade tida como referência no tratamento da covid-19, foram transferidos para outros hospitais, como a Santa Casa e o Hospital do Câncer, devido a capacidade do Regional estar próxima do limite. Todos esses pacientes não estão com a covid-19.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a capacidade que há três dias era de 80%, chegou ontem (6) a 90% - conforme mostrado em reportagem do Correio do Estado - e hoje à marca de 98%. Com isso, foi decidido pelas transferências.

"É lamentável que tenhamos chegado a esse ponto, que ultrapassou o ponto crítico", frisa o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. "Por isso as medidas estratégicas são essenciais. Estamos na fase III do Plano de contingência do Hospital. É um alerta vermelho", completa o chefe da SES.

Com esses pacientes transferidos, a intenção é liberar 30 leitos clínicos e 10 leitos críticos para pacientes com covid-19 no Hospital Regional. Há ainda 10 leitos doados pela JBS que devem ser ativados nos próximos dias e podem reforçar o atendimento.

"Sabemos que a patogenicidade do vírus e sua infectabilidade é grande, mas saltar de 80% para 98% de ocupação dos leitos críticos em menos de 24 horas é algo que nos assusta muito", frisa diretora-presidente do Hospital Regional, Rosana Leite de Melo.

Outra ação possível é o acionamento da segunda tenda do Hospital de Campanha para colocar os pacientes com sintomas leves da covid-19. Dessa forma, segundo Rosana, seria aberto espaço na estrutura  para leitos adaptados, usando respiradores mecânicos de anestesia, por exemplo, para auxiliar no tratamento da pandemia.

Ao todo, o Hospital Regional possui 83 leitos à disposição com respiradores, e com quase sua totalidade de ocupação, foi necessário acionar o nível III (amarelo) do Plano de Enfrentamento a Covid-19, criado no fim de março pela unidade.

 

Felpuda


Candidato a prefeito de cidade do interior foi buscar “inspiração” para elaborar seu programa de governo.

Assim, não se fez de rogado em beber da fonte de prefeito que tenta a reeleição em município da Bahia.

O dito-cujo cá dessas bandas copiou as propostas e vinha as apresentando como sendo de sua autoria.

A população já descobriu o plágio e ainda aguarda uma explicação.

Se não houver, as urnas certamente a darão.