Cidades

ESTACIONAMENTO

Nova decisão proíbe início de obra no Parque dos Poderes

Liminar impede obra até julgamento do mérito de ação contra desmatamento

Continue lendo...

Após decisões em duas diferentes ações derrubarem pedidos para que o Governo do Estado não desmatasse 3,3 hectares de mata nativa para construção de estacionamento da Secretaria de Fazenda (Sefaz) no Parque dos Poderes, o caso teve nova reviravolta na Justiça. Desta vez, desembargador. Fernando Mauro Moreira Marinho concedeu liminar que impede o início das obras até o julgamento do mérito.

Em junho, ação popular que solicitou impedimento do processo de desmatamento teve liminar suspensa pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS), Paschoal Carmello Leandro.

No mesmo mês, promotor do Meio Ambiente Luiz Antônio Freitas de Almeida, do Ministério Público Estadual (MPMS) entrou com nova ação, também pedindo a suspensão de qualquer autorização ambiental de desmatamento. Decisão do juiz da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, José Henrique Neiva de Carvalho e Silva, derrubou pedido.

MPMS recorreu contra a decisão e, em análise ao recurso desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho afirma que, quanto ao pedido liminar para suspender autorizações de desmatamento, decisão do presidente do Tribunal impede a concessão de tutela de provisória.

Com relação ao pedido para impedimento da realização de obras, magistrado afirma que há necessidade de maior análise dos possíveis impactos ambientais que poderão ser ocasionados pela obra, tendo em vista que foram anexados laudos técnicos, fotografias e estudos pelo MPMS.

“Tal conclusão decorre do fato de que Lei Estadual citada, embora indique áreas em que excepcionalmente poderá haver a supressão vegetal para construções de interesse do Poder Público Estadual, também determina que sejam observadas todas as regras de proteção ao meio ambiente”, diz o desembargador.

Além disso, o magistrado afirma que não se pode ignorar a grande mobilização popular contra o desmatamento, porque ao final toda obra pública deve ser realizada para o bem comum .

“Diante disso, vejo que não se pode neste momento determinar a suspensão do procedimento administrativo, cuja validade, está sendo discutida nestes autos, tendo em vista a decisão proferida pelo Presidente deste Tribunal de Justiça. Entretanto, nada obsta que seja concedida a tutela antecipada recursal para o fim de determinar que o recorrido se abstenha de realizar obra na área em discussão, até o julgamento do mérito da ação de origem”, diz a decisão.

Direito à Cidadania

Eleições 2024: PRF não fará blitz nem apreensões de veículos

A operação começa no sábado (5), a partir da meia-noite, e se estende até às 23h59 de domingo (6)

03/10/2024 22h00

Divulgação PRF

Continue Lendo...

Seguindo uma nova diretriz, a Polícia Rodoviária Federal (PRF não fará blitz ou apreensões administrativas de veículos durante as eleições municipais.

As Operações Eleições 2024 têm início no sábado (5), a partir da meia-noite, e se estendem até às 23h59 de domingo (6) em todo Mato Grosso do Sul.

Determinação

O comando foi dado pelo diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, em resposta à portaria publicada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como irá funcionar?

Os policiais rodoviários federais garantirão que o fluxo do tráfego siga normalmente para assegurar o livre acesso aos eleitores.

A portaria determinou que a intervenção deve ocorrer somente em caso de infrações graves ou em situações que impute risco à segurança dos condutores.

“O voto é um direito fundamental, e a PRF está comprometida em garantir que todos possam exercer esse direito sem impedimentos. A atuação será focada em manter as estradas livres”, disse o diretor-geral da PRF.

Alinhamento

Durante dois meses, Fernando esteve em oito estados em reuniões com presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), traçando estratégias de segurança.

“A atuação da PRF está focada na promoção da democracia, respeitando as diretrizes da portaria conjunta. Todos estão preparados para atuar de forma coordenada, garantindo que os eleitores cheguem às urnas com segurança e exerçam seu direito ao voto”, pontuou o diretor-geral da PRF.

Assine o Correio do Estado

Oportunidade

Consumidor com conta de água atrasada pode renegociar dívida em até 60 vezes

A campanha Fique em Dia oferecerá superdesconto para dívidas antigas de clientes em Campo Grande

03/10/2024 21h00

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

Clientes que estão com a conta de água atrasada têm a oportunidade de renegociar dívidas antigas com descontos de até 95% e opção de parcelamento em até sessenta vezes em Campo Grande.

O Feirão de Renegociação de Dívidas será neste sábado (05), na Loja Central da Águas Guariroba. O evento pretende facilitar o acerto sem pesar no bolso do consumidor.

Além disso, os clientes que regularizarem os débitos irão concorrer a um sorteio com prêmios.

“O feirão foi criado pensando nos clientes que trabalham durante a semana e não conseguem ir até as lojas de atendimento no horário normal de funcionamento”, explicou Mayara Garcia, gerente da Loja Central, e completou:

“Além de ser uma grande oportunidade para aqueles com dívidas antigas quitarem o valor com até 95% de desconto e parcelamento em até sessenta vezes.”

A ação faz parte da campanha “Fique em Dia” e os consumidores terão todo o mês de setembro para comparecer ao espaço físico da concessionária ou por meio dos canais de atendimento: 0800 642 0115 como também  https://www.aguasguariroba.com.br/contato/(os canais eletrônicos).

Serviço:


Feirão de Negociação
Endereço: Rua Marechal Rondon, 1808.
Horário: 8h às 12h

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).