O próximo trimestre deve ser de calor acima da média e chuvas irregulares em todo Mato Grosso do Sul de acordo com o prognóstico do Centro de Monitoramento do Clima e Tempo (Cemtec).
Climatologicamente, em grande parte do estado, as temperaturas médias variam entre 24-26°C. Por outro lado, nas regiões noroeste e nordeste as temperaturas variam entre 26-28°C no trimestre novembro-dezembro-janeiro.
A previsão climática indica temperaturas do ar ligeiramente acima da média histórica. Dessa forma, a previsão aponta para um trimestre com condições mais quentes que o normal em Mato Grosso do Sul.
Com relação às chuvas, a tendência climática indica um cenário de incerteza na distribuição das chuvas, com previsão de precipitação irregular, podendo ocorrer volumes ligeiramente abaixo ou acima da média histórica, a depender da região do estado.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são previstos volumes de chuva abaixo da média em grande parte do Mato Grosso do Sul, especialmente na região central, onde está localizado Campo Grande.
Para a agricultura, a irregularidade de precipitação e aumento da temperatura tende a favorecer as atividades de colheita do milho segunda safra e do algodão, reduzindo os riscos de perdas por excesso de umidade e contribuindo para a boa qualidade dos grãos.
Previsão
Mato Grosso do Sul segue em alerta para tempestade até às 10 horas da manhã desta segunda-feira (3).
Fonte: InmetAinda hoje (2), devem ocorrer chuvas fortes de forma esparsa em todo o Estado, com destaque para Campo Grande e região, que podem registrar volumes elevados de chuva.
Na segunda-feira (3), o período da madrugada e da manhã será crítico na área de divisa entre as regionais Norte e Centro, incluindo os municípios de São Gabriel do Oeste e Coxim.
As temperaturas devem permanecer estáveis durante todo o período.


